A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através do Gabinete do Prefeito, informa três novos secretários municipais que assumem as pastas no início dessa gestão.
O advogado Danilo Teixeira Moraes, formado em Direito em 2007 e pós-graduado em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, aceitou o convite do Prefeito Gleidson para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Cuidado Animal. Com uma carreira marcada pela atuação em áreas como regularização imobiliária e direito ambiental, Danilo traz consigo uma vasta experiência que será aplicada com foco na preservação ambiental e no cuidado com os animais.
Antes de assumir o novo desafio, Danilo desempenhou um papel estratégico no CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro, onde ocupou os cargos de Coordenador de Programas (2023/2024) e Secretário Executivo (2024/2025). Durante sua atuação, foi responsável pela articulação e apoio na implementação de soluções inovadoras no tratamento e na destinação final dos resíduos sólidos urbanos, promovendo a sustentabilidade, a reutilização de resíduos e o avanço da economia circular, além de impulsionar a conscientização ambiental e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.
Com a experiência adquirida ao longo de sua carreira e no CIAS, Danilo irá agora aplicar seus conhecimentos para enfrentar os desafios ambientais da cidade, promovendo políticas públicas que garantam o cuidado com o meio ambiente e os animais. Ele será uma peça-chave na gestão de iniciativas voltadas à educação ambiental, preservação de recursos naturais e políticas de bem-estar animal, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para a população.
Sua nomeação é vista como um passo importante para fortalecer a gestão ambiental na região, com a continuidade de um trabalho que integra a comunidade, promove a conscientização e assegura o futuro do meio ambiente e dos animais na cidade.
Igor Cardoso, engenheiro de formação, com especialização em gestão empresarial e inovação, empresário há mais de 12 anos, com atuação nos setores de Educação, Tecnologia e Saúde Mental, desenvolvendo soluções inovadoras para transformação digital, capacitação profissional e bem-estar corporativo.
Atualmente, exerce a presidência da ACID Jovem (gestão 2024-2026), núcleo da Associação Comercial de Divinópolis, com o propósito de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento da cidade. Também é sócio em três empresas: uma startup de soluções educacionais, uma rede de escolas de robótica e tecnologia voltada para crianças, adolescentes e o público 50+, e uma empresa especializada em saúde mental corporativa, focada no bem-estar emocional e na produtividade dentro das organizações.
Ao longo do último ano, liderou a comunidade Inova Invest, uma rede de investidores em Divinópolis dedicada a conectar empresários e investidores a negócios inovadores e startups.
Com os conhecimentos técnicos que possui irá dar continuidade ao belo trabalho que vem sendo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, notadamente com foco no ambiente de inovação e em busca de empresas e investimentos para nossa cidade.
Albênio Morais Caldas, com uma vasta experiência no setor agropecuário, com formação em técnico agrícola na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (incompleto), Albênio traz consigo um conhecimento prático e teórico que o habilita a atuar de forma eficaz em diversas frentes do agronegócio.
Além do conhecimento técnico, Albênio também conhece a realidade do dia a dia da zona rural, já que sempre foi Produtor Rural em Divinópolis/MG, onde atuou na bovinocultura de leite de 1975 a 2020. Durante esse período, ele também exerceu a função de Diretor de Indústria na Cooperativa Agropecuária de Divinópolis Ltda., em que foi responsável pelo controle da produção de leite e derivados, além de contribuir para a criação de conselhos comunitários.
Albênio também foi Gestor de Pecuária na Asa Agropecuária Ltda., de 1994 a 2011. Nesse cargo, ele gerenciou mais de 80 parcerias rurais, sendo responsável pela implantação de programas de melhoramento genético, controle zootécnico, análise de dados e avaliação de cenários, além de garantir o cumprimento de normas ambientais e sanitárias.
Recentemente, de 2020 a 2024, ele foi Gestor de Pecuária na Agropecuária Almeida Braga S/A, onde administrou a operação de uma empresa com sede em Belo Horizonte e atuação no estado do Pará. Suas responsabilidades incluíram a administração de pessoal e equipamentos, recuperação de solo, produção de silagem de milho e planejamento para exportação de boi vivo.
Com um histórico de sucesso e um compromisso inabalável com a qualidade e a inovação no setor agropecuário, Albênio Morais Caldas assumirá a Secretaria de Agronegócio com expectativa de fazer uma gestão inovadora, além de colaborar para o desenvolvimento do agronegócio e para a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.
Os três novos secretários foram oficialmente apresentados em evento realizado no dia 2 de janeiro de 2025 (
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/23897/prefeitura-apresenta-a-equipe-de-governo-para-o-mandato-2025-a-2028/). Depois da cerimônia, cada um deles teve a oportunidade de iniciar o processo de transição com os secretários anteriores de suas respectivas pastas. O objetivo dessa fase de transição foi garantir uma continuidade administrativa eficiente, permitindo que os novos gestores se familiarizassem com as demandas e os projetos em andamento, além de entender as principais questões de cada área.