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14
14 NOV 2024
SAÚDE
Ação educativa na ESF Ipiranga busca informar e orientar população sobre serviços de saúde
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Equipe de Agentes Comunitários de Saúde e acadêmicos de enfermagem promovem atividades diárias para esclarecer fluxos de atendimento e fortalecer a educação em saúde.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na Unidade de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, por meio de sua equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e acadêmicos de enfermagem, iniciou na última segunda-feira (11) uma ação educativa diária na sala de espera da unidade, com o objetivo de informar e educar a população sobre os processos de trabalho e os serviços oferecidos pela ESF Ipiranga.

A ação acontece todos os dias, entre 7h e 8h, e tem como foco esclarecer aos usuários as diferenças entre os tipos de atendimento, como quando procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de orientar sobre os fluxos de atendimento, como consultas agendadas e atendimentos emergenciais.

Educação em saúde e promoção da qualidade de vida

A proposta da ação, que já foi iniciada com sucesso, busca fortalecer o vínculo do paciente com a unidade de saúde de sua localidade, promovendo a educação em saúde como um processo contínuo. A ação é conduzida pelos 11 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), teve início com a participação dos ACS Guilherme Diniz, Emanuelle Cristina e Amilton César, e acadêmicos do 9º período de enfermagem da Faculdade Anhanguera, Sulemi Scofield e André da Fonseca.

De acordo com o ACS Guilherme Diniz: "Ter usuários mais bem informados sobre os fluxos de serviços ofertados pela unidade permite que eles procurem os serviços corretos mediante suas demandas. Nosso trabalho vai além da doença, trabalhamos com a prevenção e promoção da saúde.", afirmou.

Orientação sobre os serviços e fluxos de atendimento

A sala de espera tem sido transformada em um espaço de aprendizado, com palestras e informações sobre os serviços que a unidade oferece, como consultas de rotina, acompanhamento de pré-natal, atendimento a hipertensos e diabéticos, e outros serviços multiprofissionais, como psicologia, fisioterapia, nutrição, odontologia e assistência social.

A ação também destaca a diferença entre o atendimento agendado e o atendimento de urgência. Consultas agendadas são voltadas para acompanhamento de condições crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas, enquanto o atendimento de urgência é destinado a situações emergenciais, como infecções, dores intensas e complicações gestacionais.

O supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, ressaltou a importância de transformar a unidade de saúde em um local de informação e prevenção. "A educação em saúde é uma ação que deve ser de caráter permanente, de modo que os usuários possam compreender melhor sobre os serviços ofertados e terem melhor direcionamento para sanar suas demandas. O ambiente da unidade de saúde não deve ser só para tratar da doença, mas sobretudo a prevenção e a informação, de modo que os usuários possam levar daqui informações importantes sobre as formas de cuidar da saúde e replicar essas informações para familiares, vizinhos e amigos. É a comunidade ajudando a Unidade na construção da saúde pública", explicou.

Unidade de Saúde da Família: A porta de entrada do SUS

A ESF Ipiranga oferece uma atenção básica à saúde, com atendimentos de rotina, como consultas médicas e de enfermagem, administração de medicamentos, vacinas, cadastros e visitas domiciliares. A unidade também realiza acompanhamento de pré-natal, assistência a gestantes e puericultura, além de tratar doenças crônicas como hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase.

Além disso, a ESF Ipiranga realiza atendimentos multiprofissionais, com a equipe de psicologia, fisioterapia, nutrição, farmacêutica, odontologia e assistência social, além de atuar como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cuidados preventivos e ajudando a evitar que os pacientes sejam encaminhados para hospitais e emergências.

Quando procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)?

É importante destacar também a diferença entre a UBS e a UPA. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é destinada a atendimentos de urgência e emergência, como acidentes, fraturas, infarto, derrame, entre outros problemas de saúde que exigem cuidados imediatos.

A ESF Ipiranga, por sua vez, foca em atendimentos agendados, que permitem um acompanhamento contínuo e preventivo, garantindo que o paciente receba o cuidado adequado para problemas de saúde crônicos ou de longa duração.

A Semusa segue comprometida com a educação em saúde e com o fortalecimento da atenção primária à saúde. A ação diária de educação na sala de espera já se mostra um importante instrumento para melhorar a comunicação entre os usuários e os profissionais de saúde, contribuindo para o fortalecimento do SUS e a melhoria da qualidade de vida da população.
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