10 ABR 2024
ESF Ipiranga realiza ação estratégica para hipertensos e diabéticos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi promovida na manhã de hoje (10/4), pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, uma ação estratégica para hipertensos e diabéticos.

A ação aconteceu no salão da Igreja Nossa Senha da Guia e foi conduzida pela preceptoria de enfermagem da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) - Campus Divinópolis, a enfermeira Gabriela Gonçalves, e as acadêmicas do 5º período de enfermagem, Fernanda e Lyandra.

Na ocasião foram assistidas e orientadas mais de 30 pessoas da comunidade, sendo aferidas a pressão arterial, orientações sobre hipertensão e diabetes, além de dicas sobre cuidados preventivos com a saúde.

De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, a ação é importante porque se caracteriza como uma forma de prevenção, além de marcos dos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. “A estratégia em saúde foi montada mediante relatórios que o Ministério fornece para as UBS com nomes de pacientes para busca ativa; os agentes comunitários de saúde convidam os pacientes deste relatório de suas respectivas microáreas para a ação agendada em pontos da comunidade. É uma forma acessível de levar orientações e serviços de saúde para a comunidade”, declarou.

Ações como essas continuarão ao longo do mês de abril. Elas acontecerão em pontos estratégicos de áreas de abrangência da ESF Ipiranga, mediante ao convite de pacientes com condições clínicas constadas nos relatórios fornecidos pelo SUS.

De acordo com a enfermeira Gabriela, a educação em saúde desempenha um papel crucial para a promoção dos hábitos saudáveis, na prevenção de doenças e na qualidade de vida dos pacientes. “O acompanhamento de pacientes hipertensos, com a aferição da pressão arterial, propicia mecanismos para a melhora na qualidade de vida e de saúde destes, onde, além da aferição, nestes momentos também há trocas de informações assertivas em saúde, através da conscientização e corresponsabilidade em saúde, além de possibilitar a ampliação de conhecimentos dos pacientes”, completou.