20 MAR 2024
Cras Noroeste realiza roda de conversa na Adap sobre o Dia da Mulher
A iniciativa buscou destacar a contribuição das mulheres em todas as funções na sociedade ao longo da história.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Noroeste, realizou, na manhã de hoje (20/3), uma Roda de Conversa sobre o Dia Internacional da Mulher, com as famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Divinopolitana de Assistência e Promoção (Adap).

A ação teve início com a apresentação da estrutura e funcionamento do SCFV e da creche Pequeno Mundo aos presentes, seguida da apresentação de todos. A temática do Dia Internacional da Mulher abordou a história das lutas das mulheres desde o início do século, em diversos países, levando à definição do dia 8 de março, pela Organização das Nações Unidas em 1975, como o dia de celebrar os direitos das mulheres e lembrar a luta por melhores condições de vida.

A roda de conversa foi coordenada por Rosângela Botelho, psicóloga do Cras, e contou com a participação de 16 pessoas, e contou também com a participação de profissionais da rede de saúde e voluntários da Adap, além do estagiário de psicologia do Cras, Rafael Monteiro.

“Observamos a participação de todos os presentes envolvendo questões culturais, subjetivas, os processos de conquistas e os desafios vivenciados no cotidiano. Foram levantadas pautas como preconceitos quanto à capacidade das mulheres de serem boas motoristas, a divisão do trabalho doméstico e importância da reflexão e do diálogo para a desconstrução de padrões e papéis cristalizados, refletindo sobre novas conquistas de direitos das mulheres”, disse Rosangela.

Ao final, avaliou-se positivamente a atividade, por promover espaço de reflexão, compartilhar de experiências e abertura de novas possibilidades no que tange à temática, além de aproximação entre o público do SCFV e o Cras.