A novidade deste ano é a possibilidade da consulta do informe de rendimento diretamente pelo Whatsapp através da nova assistente virtual exclusiva da Prefeitura de Divinópolis, que pode ser acessada no link https://beth.chat/@divinopolis . Basta digitar Oi com o contato do whatsapp, entrar no Canal Exclusivo do Servidor, entrar no menu Informe de Rendimento, escolher o ano e você receberá seu arquivo. Veja como é simples abaixo:
O Informe de rendimentos da Prefeitura de Divinópolis está disponível no site www.divinopolis.mg.gov.br, menu servidor, emissão de Comprovante de Rendimentos. Ou diretamente através do link http://prefeituradivinopolis.com.br/informe .
De acordo com as normativas da Receita Federal o prazo de entrega começará no dia 15 de março e encerrará dia 31 de maio. Neste ano, há algumas novidades, entre elas o aumento do teto de isenção, a exigência de CPF dos beneficiários de pensão alimentícia e a identificação de criptoativos.
Veja abaixo quem é obrigado a declarar:
Como no ano passado o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android. A medida visa minimizar erros e oferecer maior comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados.
Quem perder o prazo final de entrega do documento terá de pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
“Todos os anos o servidor deve entregar sua declaração para não ter problemas com a Receita Federal. Quem declarar mais rápido obtém a restituição também em menor prazo”, informou o Secretário de Administração Thiago Nunes. A declaração pré-preenchida é a melhor opção, já que os dados apresentados e acessados via conta GOV.BR, na qual os servidores já estão habituados a acessarem, são oriundos das bases da Receita Federal, diminuindo assim o risco de inconsistências e cair na malha fina.
Mais informações podem ser obtidas através do site da Receita Federal no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda .