15 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Aluno da Rede Municipal de Ensino, Vitor Oliveira, participará da Bienal do Livro
Com 7 anos de idade, Vitor escrevia seu livro, e, agora, aos 13 anos, a obra fará parte da Bienal do Livro na Bahia e o escritor foi convidado para participar também em São Paulo.

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), parabeniza o adolescente Vitor Oliveira, pela participação na Bienal do Livro na Bahia. Atualmente ele estuda no 9º ano da Escola Municipal Odilon Santiago e participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira.

Vitor é um jovem de 13 anos, morador de Divinópolis, que foi diagnosticado aos três anos com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O estudante sempre teve predileção por ouvir histórias, o que, consequentemente, fez com que o garoto fizesse do hábito de ler, um momento prazeroso e especial. Sua primeira obra literária foi quando tinha sete anos, intitulada de “O Dinossauro Azul”. O que nos permite ver como os desafios podem ser superados pelo esforço e dedicação.

A versão e-book deste exemplar fará parte da Bienal do Livro que acontecerá na Bahia, de 26 de abril a 1° de maio deste ano, no Centro de Convenções de Salvador. O jovem pretende promover o lançamento do seu livro em Divinópolis, durante o período das férias de julho, deste ano. O escritor também foi convidado para participar de uma Bienal do Livro que acontecerá em São Paulo no mês de setembro de 2024.

O livro, “O Dinossauro Azul”, foi produzido a partir da criação incutida no imaginário e através do uso das emoções desenvolvidas por seu querido dinossauro. A história do livro fala de criação, amizade, superação e inclusão. Todo contexto foi produzido a partir da inspiração, fruto da admiração, que Vitor tem pelo seu dinossauro preferido.

A mãe de Vitor, Flávia de Oliviera, se mostra orgulhosa da trajetória do filho. “Vitor tem sido reconhecido pelo trabalho dele e quero muito que os colegas, principalmente os deficientes, acreditem que podem fazer e conquistar o que acreditarem e se esforçarem para conquistar”, disse.

A Secretaria de Educação de Divinópolis parabeniza aluno da Rede Municipal de Ensino, Vitor Oliveira, e apoia a iniciativa de seus familiares quanto ao desenvolvimento deste talento e o benefício que seus frutos podem gerar em toda a sociedade.