11 MAR 2024
Semas faz alerta para famílias que ainda não sacaram parcelas do Bolsa Família
Ao todo 52 famílias ainda não retiraram o benefício de suas contas digitais. O prazo máximo para retirada do dinheiro é 180 dias!
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Setor Central do Cadastro Único informa, que o município de Divinópolis possui 9.639 famílias beneficiárias com o programa Bolsa Família, destas, 52 famílias ainda não sacaram seus benefícios referentes a dezembro, janeiro e fevereiro.

É necessário que as famílias fiquem atentas à data do pagamento, e vale ressaltar que o Governo Federal realiza o pagamento das parcelas de acordo com final do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.

O Governo Federal encaminhou à Gestão do Cadastro Único um relatório de famílias que têm parcela(s) disponibilizada(s) na "Plataforma Social" e ainda não realizaram o saque. Por isso, é necessário que os beneficiários fiquem atentos a data de seu pagamento, e procurem atendimento na Agência da Caixa ou Lotérica portando cartão social (ex: Bolsa Família, Cidadão, Auxílio Brasil) e solicitar que sejam consultados valores do Bolsa Família disponíveis para saque na "Plataforma Social", que não tenham sido creditados em conta.

Para os beneficiários que não tiverem o cartão social, o saque poderá ser realizado na agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. A instituição realiza frequentemente novas tentativas de crédito em conta das parcelas disponíveis na "Plataforma Social" e ainda dentro da validade.

É importante que a conta que a família recebe o Bolsa Família, seja movimentada pelo responsável familiar nos últimos 120 dias. Portanto, os beneficiários precisam sempre movimentar as suas contas onde recebem do programa Bolsa Família, podendo ser compra à débito, transferência ou saque, independentemente do valor.

Para os beneficiários que não estão recebendo em conta porque não tiveram nenhuma conta aberta automaticamente, é orientado a realizar uma nova entrevista e atualizar o Cadastro Único de modo que o responsável familiar/família tenha todos os dados mínimos preenchidos: CPF; nome; nome da mãe; data de nascimento; endereço; telefone e documento de identificação.

O prazo para que as famílias saquem seus benefícios é de até 180 dias, caso não realizem o saque nesse prazo, os valores depositados pelo Governo Federal voltam para o Programa, e a família poderá ter seus próximos benefícios bloqueados ou até mesmo cancelados.

Em caso de dúvidas, o beneficiado pode entrar em contato com os responsáveis através dos telefones 111, 121 ou Alô Caixa - 4004 ou 0800 104 0104; 0800 726 0101 além da Ouvidoria - 0800 725 7474. Se o benefício estiver bloqueado é preciso entrar em contato com o Setor Central do CadÚnico através do telefone/WhatsApp (37) 9 9165-0056.