01 MAR 2024
SOCIAL
Roda de conversa aborda saúde mental com famílias acompanhadas pelo Cras Noroeste
Iniciativa, organizada no SCFV Estevão Bechelane, atendeu aos participantes com uma palestra educativa.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, realizou na noite de ontem (29/2), uma roda de conversa com os familiares das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Estevão Bechelane.

A atividade contou com uma palestra, desenvolvida pela psicóloga clínica, Daniela Cardoso do Vale, e coordenada pela assistente social, Adriana Reis, e teve como objetivo trazer uma maior reflexão sobre a saúde mental no contexto familiar, destacando a importância dos pais ou responsáveis na educação das crianças.

Foi também apontada a necessidade de autocuidado dos próprios pais, para a promoção de saúde mental e maior equilíbrio nas relações familiares. Sendo assim, a palestrante criou um espaço de confiança e proporcionou aos presentes um momento de partilha, troca de experiências e reflexão sobre uma educação não violenta.

Os presentes participaram ativamente da atividade, trazendo vivências pessoais, abordando dúvidas, questionamentos e novas possibilidades de interação com os filhos. A palestrante abordou aspectos parentais, alertando para as relações intrafamiliares que proporcionam às crianças adesão às regras e limites.

Também foi apontado como a comunicação e o afeto são importantes para um desenvolvimento saudável. Na ocasião, os participantes reconheceram a importância desses momentos proporcionados no SCFV Estevão Bechelane, iniciativa que foi avaliada positivamente através da manifestação de interesse em dar continuidade na discussão em outras oportunidades.

A participante Marisa Amaral demonstrou sua satisfação. “Esse momento foi muito importante e proveitoso, pudemos ouvir um pouquinho da experiência de cada um e com isso agregar valores”, destacou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024