23 FEV 2024
Prefeitura divulga cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Senac
A iniciativa tem como intenção uma maior acessibilidade para futuros profissionais das áreas oferecidas.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa, como utilidade pública, cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total são 3 cursos, incluindo Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem.

Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa de educação inclusiva voltada para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não seja maior que dois salários-mínimos.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer presencialmente na unidade do Senac em Divinópolis, localizada na avenida Antônio Olímpio de Morais, n° 293, no Centro, apresentando documento com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar. Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis legais.

O núcleo da metodologia se baseia no conceito de ação-reflexão-ação, estimulando a aprendizagem por meio da prática e análise reflexiva das ações, conectando a realidade do mundo do trabalho com as experiências prévias dos alunos.

As abordagens serão definidas com um direcionamento focado nas especialidades do curso escolhido pelo aluno, na intenção de reforçar e qualificar os futuros profissionais destas áreas.

O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá o foco em fornecer conhecimentos específicos na área de análise e desenvolvimento de sistemas. Durante a formação, os alunos concentram-se em linguagens de programação, lógica de programação e banco de dados.

O programa oferece uma abordagem prática e técnica, preparando os estudantes para atuar no desenvolvimento de sistemas, entendendo suas nuances e aplicando habilidades para o mercado de trabalho.

O Técnico em Informática abordará manutenção de computadores, redes de computadores e desenvolvimento de sistemas. Durante a formação, os alunos recebem treinamento que engloba desde a identificação e solução de problemas em hardware e software até o entendimento das redes de computadores.

O curso proporciona conhecimentos em desenvolvimento de sistemas, incluindo lógica de programação, linguagens de programação e banco de dados, preparando os alunos para atuarem em diversas áreas da computação.

O Técnico em Enfermagem será voltado para indivíduos interessados em atuar na área da saúde. O profissional técnico em enfermagem é responsável por prestar assistência direta aos pacientes, sob supervisão de um enfermeiro, em diversos ambientes de saúde, como hospitais, clínicas, unidades de saúde da família, entre outros.

O profissional realiza procedimentos como medição de sinais vitais, administração de medicamentos, curativos, coleta de materiais biológicos, entre outros, seguindo protocolos e normas de segurança estabelecidos. O curso aborda disciplinas teóricas e práticas que preparam o aluno para o exercício da profissão, com aulas de anatomia, fisiologia, farmacologia, microbiologia, entre outras.

Para mais informações sobre os cursos e inscrições, deve-se acessar o site do Senac: https://www.mg.senac.br/Unidades/Paginas/divinopolis.aspx, procurar pelo telefone (37) 3229-6400, ou presencialmente na Central de Relacionamento da unidade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024