20 FEV 2024
Prefeitura inaugura exposição “Bolsa Família: Incluir para garantir”
Exposição ficará disponível para visitas até o dia 29 de fevereiro
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou, nesta terça-feira (20/2), a exposição “Bolsa Família: Incluir para garantir”, no hall do 2º andar do Centro Administrativo da Prefeitura.

Visando a promoção da ciência acerca de todos os marcos atingidos pelo Programa Bolsa Família e pelo Cadastro Único, a exposição tem o objetivo de expor os números da assistência social do município e as atividades exercidas pelo setor. Portanto, fotos, banners e cartazes estão expostos para todos os interessados em prestigiá-los, bem como caixas que mostram todos os benefícios ofertados pela assistência social.

O Programa Bolsa Família não apenas contribuiu para que o Brasil saísse do mapa da fome, como também se tornou um símbolo do sucesso do trabalho conjunto entre o Governo Federal, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Essa conquista histórica, anunciada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no final de 2014, representa um marco na luta contra a pobreza e a desigualdade social no país.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, demonstrou palavras de gratidão à Secretaria pela realização da exposição e ressaltou a importância da população se informar sobre os seus direitos. "Agradeço à toda a equipe da Semas pela inauguração desta exposição, que é extremamente importante para que a população esteja ciente do grande trabalho que é realizado aqui no município. Além disso, ressalto, para os cidadãos, a importância de procurar saber sobre o Cadastro Único e todos os programas sociais para os quais ele abre porta, porque é ele que vai auxiliar para que a igualdade social fique cada vez menos distante", concluiu.

A presidente do Instituto Helena Antipoff, Carla Marques, agradeceu a parceria com o município. “Nós ficamos muito felizes em participar desta exposição, hoje. Nós somos a instituição parceira do município neste projeto do CadÚnico. Então, estamos chegando ao nosso segundo ano desta parceria tão produtiva, que nos fez superar todas as expectativas de atendimento desde o primeiro dia. Assim, mantemos uma equipe de 11 entrevistadores, que estão distribuídos nas equipes de cadastramento dos Cras, e esperamos continuar contribuindo para este trabalho, que permite tantas famílias a terem acesso aos benefícios e programas sociais”, declarou.

O diretor sobre Drogas e Direitos Humanos da Semas, Maicom Marques, comentou sobre a importância de a população ter ciência sobre os seus direitos. “Esta exposição do Cadastro Único, que está sendo realizada pelo segundo ano consecutivo, é extremamente importante para mostrar à população a necessidade da existência desta política pública para a sociedade e seu alcance para as famílias que necessitam de políticas como esta. Portanto, é importante que toda a população esteja ciente de seus direitos”, pontuou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Miriam Ferreira, falou sobre o CadÚnico e o investimento da gestão em âmbitos sociais. “O Cadastro Único é a porta de entrada para os benefícios ofertados pela Secretaria de Assistência Social. Eu, como presidente do Conselho Municipal [de Assistência Social], vejo o quanto o município investe na assistência social, se destacando dentre as esferas públicas”, ressaltou.

A Prefeitura ressalta que é sempre importante manter o Cadastro Único atualizado, para que o cidadão possa ser devidamente enquadrado nos benefícios sociais que são de seu direito.

Para mais informações sobre o Cadastro Único:

Setor Central Cadastro Único
Avenida Primeiro de Junho, nº 75, Centro