31 JAN 2024
SOCIAL
Palestras sobre prevenção à violência contra as mulheres são realizadas na Tricostura
A empresa conta com cerca de 70% da equipe formada por mulheres
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na tarde de ontem (30/1) e na manhã de hoje (31/1), palestras com o tema “Prevenção à Violência contra as Mulheres” para trabalhadores da empresa Tricostura, no Centro Industrial.

As palestras foram organizadas para atender à demanda voltada para o trabalho social da empresa, tendo em vista que cerca de 70% da equipe é representada por mulheres. A proposta baseou-se na importância de valorizar os funcionários e promover oportunidades de crescimento e aprendizado para uma melhor qualidade de vida, considerando ainda possíveis repercussões nas relações de trabalho.

As palestras abordaram as concepções de violência doméstica e familiar contra a mulher, a tipificação de violência a partir da Lei Maria da Penha, os canais de denúncia e os trâmites jurídicos em casos de andamentos processuais e medidas protetivas. Também foi tratado sobre as características dos relacionamentos abusivos, comportamentos típicos de um abusador, os abusos sutis em relações não saudáveis, bem como os sinais de alerta para identificação destes casos e o delicado caminho de saída do círculo de violência.

Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas informativas sobre os equipamentos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do município, falando do papel do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no acolhimento, orientação e encaminhamentos pertinentes, assim como da Associação Meu Amar e demais serviços dos órgãos de proteção e garantia de direitos das mulheres.

A atividade foi coordenada pela técnica de referência da Política para Mulheres, Rosângela Botelho, envolvendo a participação do coordenador do Cras Nordeste, Marco Túlio Fontes, da Referência Técnica da Inclusão Produtiva, Sandra Guimarães e da presidente da Associação Meu Amar, Telma Rodrigues.

Participaram da palestra, ao todo, cerca de 140 funcionários. É possível observar, portanto, o reconhecimento do quão importante é a realização de um momento de pausa e reflexão, de acesso às informações imprescindíveis e esclarecimentos para os trabalhadores.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024