25 JAN 2024
AGRONEGÓCIOS
TURISMO
Prefeitura participa de apresentação sobre a importância estratégica do Agronegócio
A atividade aconteceu na sede da Fiemg e foi organizada pelo Grupo Temático Turismo e Agronegócio da Agência Novo Oeste, com a presença de representantes da Prefeitura
A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) e da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), participou ontem (24/1), da apresentação da conclusão da primeira etapa do Mapeamento das Oportunidades do Agronegócio na região. A atividade aconteceu na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste.

O estudo foi desenvolvido por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e apresentado pelo aplicador da Agência, Humberto de Freitas Filho. A pesquisa visa reconhecer a importância estratégica que o agronegócio desempenha na promoção do crescimento econômico regional.

O estudo acompanhou 10 municípios da região e fez um levantamento das suas ofertas de produtos, serviços e potencialidades na área do agronegócio. Até o final desse ano, a expectativa é que os 54 municípios que compõem o Centro-Oeste sejam visitados. Gestores municipais interessados em integrar a rede podem procurar a Agência de Desenvolvimento.

O diagnóstico destacou a produção agrícola dos municípios, observou os aspectos empresariais, estudou comunidades, estrutura organizacional, métodos logísticos, padrões de qualidade, estratégias, tecnologia empregada e a dinâmica do setor agrícola como um todo.

De acordo com o aplicador, o estudo demonstrou que a concentração de produtos regionais em mercados robustos não apenas fomenta a economia local, mas também atrai a atenção de turistas e investidores interessados na cultura da região. “O diagnóstico que estamos desenvolvendo, já revelou um panorama vibrante e repleto de oportunidades para fortalecer e expandir ainda mais o agronegócio no Centro-Oeste. Este ecossistema agrícola diversificado é uma riqueza única na região e precisa ser melhor explorado”, afirmou Humberto.

Para o Presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, a região tem riquezas na área do Turismo e Agronegócio com potencial para alavancar o desenvolvimento e precisa da criação de uma agenda propositiva e estruturada. “Temos produções e eventos agrícolas suficientes para atrair pessoas de vários estados do país para conhecer nossa região, e a Agência de Desenvolvimento tem o papel de liderar a estruturação do projeto que vai organizar toda a cadeia do Turismo e Agronegócio e fomentar o desenvolvimento”, enfatizou.

O gerente de Turismo, Tony Costa, destacou a necessidade da união dos membros da câmara dentro da Agência Novo Oeste e da integração dos membros da IGR Trilha dos Bandeirantes: “A partir da apresentação e balanço dos produtos oriundos da nossa região, faz-se necessária a continuidade do projeto apresentado pelo Sr. Humberto Freitas Filho visto que, a partir de fevereiro teremos um consultor do SEBRAE para auxiliar nas ações do Turismo”, finalizou.

Também estiveram presentes na atividade, a diretora de Agropecuária, Infraestrutura e Inspeção, Amélia Soares, e a coordenadora de Agricultura e Banco de Alimentos, Cláudia Santana.