16 OUT 2013
Defesa Civil articula novas ações para período chuvoso
Nos dias 18 e 21 de outubro, de 8h s 11h, membros da Coordenadoria da Defesa Civil vistoriaro reas de risco de Divinpolis. A equipe composta por engenheiros e tcnicos da Prefeitura, membros da Polcia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra 04-019 se reuniram nesta quarta-feira (16/10) para articular as aes de trabalho previstas para o perodo chuvoso, a partir deste ms at maro do ano que vem. Em pauta, estratgias de comunicao rpida entre os integrantes da Defesa Civil para o atendimento gil das ocorrncias, encaminhamento de possveis desabrigados, mapeamento das reas de risco, efetivo e equipamentos disponveis. Durante o encontro, os participantes apontaram novos pontos que podem oferecer risco populao e que necessitam de monitoramento. Da sede da Secretaria Municipal de Operaes Urbanas (Semop), situada Rua Jos Balbino Pereira 171, bairro Divino Esprito Santo, o grupo se deslocar para o Alto So Joo de Deus, percorrendo, em seguida, a regio no bairro Niteri e Avenida Paran/ Crrego Flecha. Na segunda etapa, esto previstas visitas no Alto So Vicente, Vila Joo Cota e regio do Esplanada/ Porto Velho. Ao longo do ano, a Prefeitura tem feito o trabalho de limpeza e podas de rvores, mas, nesse momento, ns temos que intensificar estas atividades. So aes preventivas que buscam minimizar os impactos nesse perodo de chuva. Nossa equipe est empenhada e, nessas vistorias, vamos identificar a necessidade de intervenes que podem para garantir a segurana da populao, aponta o coordenador da Defesa Civil, Dreyfus Rabello. Os atiradores do Tiro de Guerra 04-019 mais um reforo da Defesa Civil neste perodo. De acordo com Sargento Franco, o Tiro de Guerra trabalha na mobilizao de voluntrios para atuarem nesse perodo. Ns temos uma preparao, todo o ano, voltada para a formao do cidado, e os atiradores podem auxiliar a Defesa Civil e os mais diversos rgos no que tange a calamidades e problemas de toda ordem, principalmente queles causados por natureza de fora maior, garante. Outra importante ao anunciada a realizao de palestras nas escolas prximas ao curso do Rio Itapecerica. De acordo com Capito Ulisses, do Corpo de Bombeiros, o trabalho tem carter preventivo e busca orientar a populao quanto aos cuidados que precisam ser adotados neste perodo. O Corpo de Bombeiros realizou este trabalho no ano passado, como parte das nossas atividades preventivas. O objetivo informar como as pessoas devem agir antes das chuvas, durante a chuva, e aps o perodo chuvoso, de modo que eles possam ter segurana e saibam para onde se dirigir e o que fazer nessas situaes crticas. Vemos os alunos das escolas como multiplicadores dessas informaes, orientando as suas famlias que moram nessas regies onde, constantemente, no perodo chuvoso, sofrem com alagamentos e problemas semelhantes, esclarece o bombeiro militar.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024