16 OUT 2013
Mais um Cmei é aprovado para Divinópolis
Divinpolis foi contemplada pelo Ministrio da Educao (MEC) com mais um Centro Municipal de Educao Infantil (Cmei). A unidade ser construda na rua Vila Romana, sem nmero, bairro Jardim das Oliveiras, enquanto outra unidade de educao infantil, no Jardinpolis, est em fase de aprovao. O Cmei do Jardim das Oliveiras foi aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). O municpio aguarda a liberao pelo MEC do termo de compromisso para ser assinado pelo prefeito, para dar incio s obras. Confirmando-se a chegada dos primeiros recursos do governo federal, a previso de que as obras comecem ainda este ano, segundo informaes do MEC. O terreno reservado pelo municpio para edificao da unidade tem rea total de 2,8 mil metros quadrados, espao exigido pelo MEC para construo de ProInfncia tipo B, que atender a demanda da regio noroeste. O prdio ter rea construda aproximada de 1,3 mil metros quadrados e capacidade de atendimento de 240 crianas, em meio horrio, ou 120 em horrio integral. O investimento do projeto ser de R$ 1.559.874,34. A unidade do Jardinpolis est em fase de aprovao, de acordo com o Sistema Integrado de Monitoramento do Ministrio da Educao (Simec). Os Cmeis dos bairros Jardim das Oliveiras e Jardinpolis sero feitos com a nova metodologia do MEC, com trmino de construo previsto para seis meses. Devido ao fcil acesso, as novas edificaes so alternativa tanto para ampliao de vagas como para melhoria de atendimento s crianas na regio do Jardim das Oliveiras, ponto estratgico para atendimento comunidade local e para os moradores dos bairros vizinhos. Segundo Maringela Mesquita, tcnica da Secretaria Municipal de Educao (Semed), o grande nmero de unidades especficas de educao infantil absorver parte da demanda por vagas na faixa etria, que, atualmente, atendida em espaos adaptados, sejam alugados ou cedidos. A populao do Jardim das Oliveiras carece de vagas, e a demanda de alunos para educao infantil regionalmente grande, disse. Ela explica que por tratar-se de regio perifrica, com grande nmero de moradores de baixo poder aquisitivo, as crianas no atendidas nas escolas mais prximas daquelas citadas vo, em maioria, para escolas distantes das residncias. Sero construdos ainda dois conjuntos habitacionais. O primeiro, com 266 unidades, prximo ao bairro Candelria, e outro com 180 unidades, no Prolongamento Nova Fortaleza, o que sinaliza para o aumento da demanda tanto da educao infantil quanto do ensino fundamental regionais. Cmeis em obras Esto sendo construdos mais quatro centros de educao infantil. O trmino das obras do Cmei Antnio Fonseca est previsto para 31 de dezembro de 2013. Esto em construo ainda os Cmeis de Santo Antnio dos Campos, em Ermida, a unidade Oficina da Criana, no So Roque, e o do Jardim Candids. Cada uma dessas unidades de ensino ter 240 vagas. A previso de trmino dos trs ltimos para o primeiro semestre de 2014.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024