15 OUT 2013
SAE oferece atendimento especializado em DST/AIDS
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) informa à população quanto aos serviços permanentes disponíveis para qualquer cidadão no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A unidade realiza testes de HIV, Síflis e hepatites B e C gratuitamente de segunda à sexta-feira de 7h as 11h e de 13h as 16h. Referência Regional, o CTA de Divinópolis atende 55 municípios, e conta com apoio do Governo do Estado, universidades e terceiro setor. A unidade funciona na Policlínica, à Avenida Getúlio Vargas, 550, Centro. O serviço oferecido no local atende as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e utiliza rigorosamente os produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a auxiliar de enfermagem, Maria de Fátima Souza, o atendimento no CTA é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde, responsável pela orientação sobre resultado final do exame, seja positivo ou negativo. “Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento na unidade de Serviço de Assistência Especializada, o SAE.”, explica. Maria de Fátima destaca que o usuário passa por um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para que a interpretação do resultado seja de fácil entendimento. “O aconselhamento tem o objetivo de oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer informações e dúvidas sobre DST e HIV/AIDS e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos e as melhores maneiras de prevenção”, destaca. Realização de exames laboratoriais por meio da coleta de sangue ou testes rápidos apontam o diagnóstico. Toda semana, as terças-feiras, de 8h as 10h, tem palestra, cadastro dos participantes e teste rápido gratuito. Após orientações e esclarecimentos de dúvidas é realizado o atendimento individual, chamado de acolhimento. Os interessados em obter outras informações podem ligar para SAE no telefone (37)3221-3735.