10 OUT 2013
Prevenção do câncer de mama é tema de palestra na ESF Santa Lúcia
Divinpolis realiza vrias atividades dentro do Outubro Rosa. Perodo de mobilizao e conscientizao sobre o cncer de mama. Profissionais da Secretaria Municipal de Sade, Semusa, prepararam vrias atividades ao longo desse ms. A unidade de Estratgia Sade da Famlia Santa Lcia, por exemplo, realizar na prxima tera-feira, dia 15, s 14 horas uma palestra para as usurias dessa unidade de sade sobre a preveno do cncer de mama. A palestra ser ministrada pela Enfermeira da Estratgia de Sade da Famlia Raquel Bassalo Neves Vilela. Na oportunidade ser realizado um momento de descontrao, informao e resgate de mulheres que ainda no esto em dia com a mamografia. Sendo, para isso, oferecidas orientaes e encaminhamentos para exame. Profissionais de enfermagem estaro acolhendo aquelas mulheres que por ventura no estejam com o exame de mamografia em dia. Elas sero orientadas e encaminhadas para que possam realizar esse procedimento, explica Josiana dos Santos Quadros Referncia de Gesto da ESF Santa Lcia. Josiana explica, ainda, que sero realizadas dinmicas de grupo. A inteno proporcionar uma maior integrao entre as mulheres presentes, aproximando-as com o objetivo do Outubro Rosa. Fizemos vrios convites e preparamos a unidade de sade para receber bem a todas. Esperamos contar com a participao de pelo menos 50 mulheres, pontua Josiana Quadros. Mamografia A mamografia o exame de radiografia da mama, que permite a deteco precoce do cncer de mama e deve ser realizada por mulheres acima de 40 anos. O cncer de mama o segundo tipo de cncer mais freqente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil temos ainda altas taxas de mortalidade, no entanto, se detectado precocemente e tratado adequadamente, a chance de cura grande. A Unidade de Estratgia da Famlia Santa Lcia fica localizada a Rua Altino de Oliveira Campos, n 221 no Bairro Padre Eustquio.