09 OUT 2013
Prefeito assina Plano Municipal para período chuvoso
O prefeito Vladimir Azevedo assinou nesta quarta-feira (09/10) decreto n 11.226 que estabelece o Plano Municipal de Contingncia para o perodo chuvoso 2013/2014. O ato ocorreu durante a reunio da Associao Comunitria para Assuntos de Segurana Pblica (Acasp), oportunidade em que foram nomeados os membros da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) e assinada ordem de servio para operao de tapa-buracos. O plano estabelece aes a serem executadas na eventual ocorrncia de enchentes, inundaes, desabamentos e desmoronamentos, proporcionando segurana populao ribeirinha, bem como a preservao do patrimnio pblico e privado. O grupo nomeado buscar otimizar os recursos existentes, inclusive, atravs da antecipao de situaes de risco, alm de articulao das Secretarias Municipais envolvidas no trabalho preventivo, juntamente com rgos estaduais, tais como Corpo de Bombeiros e Polcia Militar. Com o objetivo de envolver a populao neste trabalho preventivo, a Rede de Vizinhos Protegidos e Associaes Comunitrias atuaro como Ncleos de Defesa Civil. Vimos que um dos pontos importantes, principalmente na preveno, a mobilizao da sociedade. Nada melhor do que as prprias redes de vizinhana, que j esto organizadas em mais de 40 frentes em todas as regies da cidade, ser ncleos para treinamento em defesa civil e ligao direta com o sistema operativo e, dessa maneira, termos uma resposta rpida a danos que possam vir a acontecer, explica o prefeito Vladimir Azevedo. A primeira agenda oficial da Coordenadoria da Defesa Civil ser na prxima segunda-feira (14/10), s 7h30. O grupo se encontrar na Secretaria de Operaes Urbanas (Semop) e, em seguida, iro vistoriar reas de risco da cidade. De acordo com coordenador Dreyfus Bueno, reas como o Alto So Joo de Deus, Alto So Vicente e Vila Joo Cota j esto sendo monitoradas. Daremos incio a um trabalho de levantamento para identificar as reas de risco, monitorar os locais e alertar os moradores caso necessrio. Contamos com dezenas de pessoas; so voluntrios tanto na parte tcnica quanto operacional em um monitoramento dirio. Temos ainda parceria com a Copasa e Cemig, rgos que vo nos informar sobre alteraes do nvel pluviomtrico, destaca. Outra ao importante anunciada pelo chefe do Executivo o investimento de R$200 mil para operao tapa-buracos nas vias pblicas. De acordo com o secretrio municipal de Trnsito e Transportes, Simonides Quadros, as intervenes tero incio em 10 dias. Na prxima semana, a gente comea a aquisio do material para fazer essa programao de tapa-buracos em vrios pontos da cidade, principalmente, nos corredores de nibus, como Paran, Magalhes Pinto, Bom sucesso, JK, avenidas com intenso fluxo de veculos, salientou. Abaixo seguem os integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec). I - Coordenador: Dreyfus Bueno Rabello II - Coordenador Adjunto: Hlio Alves Barros III - Apoio Administrativo A) Secretria Executiva Voluntria: Edna Marta Faria Cardoso B) Secretria Administrativa Voluntria: Keila monteiro Barbosa IV - Corpo tcnico A) Engenheiro Voluntrio: Juliano Vieira dos Santos B) Engenheiro Voluntrio: Jos Maria Gontijo C) Assistente Social: Adriany Fernandes da Silva V - Apoio Operativo A) Comandante da 7 Regio da Polcia Militar de Minas Gerais: Coronel Eduardo Campos de Paulo B) Comandante do 23 Batalho da Polcia Militar: Tenente-Coronel Marcelo Carlos da Silva C) Comandante do 10 Batalho de Bombeiros Militar de Minas Gerais: Major BM Manoel dos Reis Moraes D) Comandante do Tiro de Guerra 04-019: Sub-Tenente Lcio Castro de Melo E) Representantes das NUDECC`s Ncleos de Defesa Civil Comunitrios O telefone da Defesa Civil o 199.