A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou do seminário: “Diagnóstico Situacional da Assistência Farmacêutica Municipal: uma Síntese de Evidências no Contexto da Atenção Primária à Saúde”. O evento contou com a presença de lideranças estaduais e pesquisadores de referência Nacional na Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS).
O seminário, realizado no dia 30 de agosto, foi organizado pelas pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tatiana Chama Borges Luz e Noemia Urruth Leão Tavares. O secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, e o gerente de Assistência Farmacêutica da Semusa, Geraldo de Almeida, foram convidados pelas organizadoras para debaterem e apresentarem a todos os presentes, as experiências exitosas da Assistência farmacêutica do município.
O evento percorreu por todo dia e contou com uma série de palestras, que apresentaram diversos temas de extrema relevância para a área da saúde. Dentre esses assuntos, foram discutidas a questão do acesso a medicamentos, modelos de assistência farmacêutica, gestão técnica dos medicamentos na Atenção Primária e o cuidado farmacêutico.
O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, demonstrou em sua fala as estratégias usadas pela Prefeitura, através da Semusa, para manter um abastecimento acima de 90% dos medicamentos da Atenção Primária, componente básico. O secretário esclareceu que enquanto a média de abastecimento nacional é de apenas 52,9%, a estadual é de 61% e a Municipal é de 51,4% conforme dados levantados pela pesquisadoras da Fiocruz.
Além disso, Alan Rodrigo ressaltou ainda a experiência exitosa do projeto piloto de Assistência Farmacêutica Clínica e Ambulatorial no programa Saúde na Hora, e apresentou sugestões de novas estratégias para a ampliação da assistência farmacêutica na atenção primária à saúde. “O evento uma excelente oportunidade para troca de experiências e buscas de avanços, para garantir o fornecimento de um serviço de excelência para o município”, destacou.