13 MAR 2023
Semas abre a exposição “Integralidade do Suas – Nuances Contemporâneas”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (13/3), a abertura da exposição “Integralidade do Suas – Nuances Contemporâneas” no espaço Flavia Mourão, no Centro Administrativo. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 22 de março, nos dias úteis, das 8h às 18h.

A exibição tem o propósito de apresentar a Rede do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Este é um instrumento de gestão que organiza a produção, o armazenamento, o processamento e a disseminação de dados. Dando suporte a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), operação, financiamento e controle social. Garantindo a transparência sobre programas, serviços e benefícios socioassistenciais.

O evento foi marcado pela apresentação musical do Grupo do Centro de Convivência do Idoso, com a participação do Coral e do Grupo de Violões, que transmitiu seu repertório contagiante.

Foi disponibilizada uma mostra explicando sobre como funciona os serviços prestados a pessoas em alguma situação de vulnerabilidade, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Cadastro Único (CadÚnico), dentre outros serviços que são ofertados a população nos programas sociais. Para que possam ter acesso aos benefícios com maior facilidade, para construir oportunidades aqueles que mais precisam.

Juliana Coelho, secretária da Assistência Social, agradeceu o empenho de todos em construir a exposição e falou sobre os desafios. “Falar sobre o Suas na contemporaneidade, é um grande desafio, principalmente ao passado dele. Desde 2017, a assistência social é 99% mantida pelo município. Uma política pública tão importante, essencial, de direitos. Divinópolis hoje é privilegiada com o olhar da gestão para ter essa garantia, em dois anos abrimos mais de 13 serviços novos, além de mais de 20 programas implantados. Ao todo são mais de 600 serviços, programas e projetos. Nossas proteções, tanto a básica quanto a especial dobraram os atendimentos. Já ultrapassamos as famílias que estão em situação de extrema pobreza, e agora estamos atendendo aqueles que necessitam. É um orgulho fazer parte desta equipe”, declara.

Mirian Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, comenta sobre as responsabilidades de estar na assistência. “Como representante dos usuários do Conselho, vejo que todos estão trabalhando bastante para garantir os direitos da população. O meu trabalho é voluntário, quando assinamos um projeto pensamos em como a ação irá impactar na vida de muitos. Só tenho a agradecer”, pontua.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou a importância do trabalho da Assistência Social no município. “Assistência está aqui para garantir os direitos de cada pessoa. Nosso governo está aqui para investir em assistência social e em políticas públicas que tragam melhorias, dignidade e direitos para todos. Agradeço a todos que trabalham na Assistência Social e acreditam nela, pois só iremos conseguir fazer com que as garantias e direitos sejam respeitados, se todos acreditarem nisso e trabalharem juntos”, disse.

Também estiveram presentes na exposição o secretário de Cultura, Diniz Borges e o controlador geral do município, Diôgo Vieira. Acesse a galeria de imagens através do link: encurtador.com.br/bwxI7.