A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (1/3) abertura da programação do “Março das Mulheres”, com os usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga e Nilda Barros.
Na ESF Ipiranga, a gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Adriana Eva, realizou a abertura das ações abordando o tema “Protagonismo das Mulheres e Direitos Sociais”. Foi realizada uma roda de conversa com as participantes da comunidade, que receberam orientações a respeito de aposentadoria e cuidados com golpes financeiros.
A ESF Nilda Barros ofertou, durante a sala de espera, informações de temas como: a conquista e os direitos da mulher, a importância da mulher inserida na sociedade em geral, principalmente no mercado de trabalho, além de destaques femininos e valorização da mulher.
As unidades estão com seis poemas, anexados em suas dependências, de poetisas nacionais e internacionais, a fim de valorizar o papel da mulher em diversos contextos. De acordo com o supervisor das unidades, Alisson Israel Rodrigues, ações como esta auxiliam a promoção à saúde da mulher. “As equipes prepararam uma programação muito especial para a população durante todo o mês de março com a temática voltada para as mulheres, tendo como base o conceito de saúde definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São muito importantes as parcerias na construção da promoção à saúde”, afirmou.
A sala de espera da ESF Nilda Barros contou com a participação de vários usuários e foi ministrada pela assistente social, Luciana Rodrigues, e pelos agentes comunitárias de saúde, Carolyna Cássia, Dione Esteves, Meire Cláudia e Lívia Cristina. Enquanto que a ação do Ipiranga contou com a participação da técnica de enfermagem, Keila Correia e da agente comunitária de saúde, Isabel Cristina, e foi conduzida pela gerente do Creas, Adriana Eva, com a participação de dezenas de mulheres.