01 DEZ 2022
CULTURA
Projeto da Cultura é aprovado na Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), recebeu a aprovação de projeto no Edital nº 01/2022 da Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis. A apresentação do resultado da seleção dos projetos foi realizada hoje (1/12), no Salão do Júri do Fórum.

Na reunião foram esclarecidas as dúvidas sobre a execução dos projetos que a secretaria foi contemplada, através do Edital 01/2022 da Vara de Execução Penais (VEP) com recursos oriundos de penas pecuniárias. Os projetos são da Biblioteca Municipal Ataliba Lago e do Arquivo Público Municipal.

O projeto da Biblioteca Ataliba Lago objetiva revitalizar os equipamentos do local para melhorar o atendimento aos usuários que, diariamente, frequentam o espaço cultural da biblioteca. A revitalização está prevista para acontecer entre fevereiro e outubro do próximo ano.

Para o Arquivo Público, a meta é organizar, acondicionar, elaborar arranjo e implementar um instrumento de pesquisa informatizado para garantir a preservação do acervo histórico. As atividades também visam franquear o acesso público a documentação, permitindo a utilização por usuário leigo na obtenção de documentos probatórios e por pesquisadores profissionais na elaboração de pesquisas sobre o desenvolvimento sociocultural do município. Estima-se que a conclusão deste projeto seja feita em outubro de 2023.

“Esta foi mais uma batalha vencida. Agora poderemos adquirir mais materiais para enriquecer a biblioteca e o arquivo municipal. A medida beneficiará usuários da biblioteca e participantes do Projeto Livro, Leve e Solto, que leva a leitura até os bairros de Divinópolis. No arquivo público, usuários e pesquisadores terão maior acessibilidade  na obtenção de documentos e realização de pesquisas”, explicou o secretário de Cultura, Diniz Borges.