17 NOV 2022
DEFESA CIVIL
Prefeitura realiza mutirão de limpeza na rua Calcário
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da integração de secretarias, realiza mutirão de limpeza especial hoje (17/11) na rua Calcário, Niterói. Os trabalhos começaram ontem (16/11) na Vila Olaria. A ação é intensificada para evitar alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e proliferação de insetos como o mosquito da dengue e animais peçonhentos na região, especialmente durante a temporada de chuva.

Na campanha de hoje, a Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), por meio de 20 agentes de endemias, limpa casa usando três caminhões para transportar resíduos sólidos domésticos que podem reter água para eliminar os focos de criadouros de larvas, como pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água.

“Temos tido grande receptividade da população local e esperamos que até segunda-feira (21/11) tenhamos completado a ação”, disse Érson Ribeiro,  coordenador de Vigilância Ambiental, sobre o serviço, que foi informado no website da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br.

Informes de possíveis focos do mosquito da dengue e enfermidades infecciosas que podem ser naturalmente transmitidas entre animais, como escorpiões, ratos e carrapatos, devem ser dirigidos ao Setor de Zoonoses em 3229-6823.

Vila Olaria

Para a limpeza, a Secretaria Municipal de Operações de Serviços Urbanos (Semsur) usou cinco caminhões, uma retroescavadeira, uma minicarregadeira Bobcat e 15 colaboradores para capinar e roçar as calçadas e os morros e para retirar o material descartado pelo público.

A Defesa Civil realizou vistorias em aproximadamente 15 imóveis, algumas das quais envolveram o Corpo de Bombeiro Militar. As vistorias principalmente incluíram a análise estrutural de imóveis e a localização destes em áreas com risco de deslizamento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) encarregou-se de conscientizar as famílias sobre a importância da disposição adequada de lixo doméstico e entulho, prevenir contra a dengue e os perigos da temporada de chuva e orientar sobre os serviços de assistência social.

No primeiro dia de limpeza, aproximadamente 100 mil quilos de material foram coletados. Juntas, a Semsur e a Semusa realizaram cerca de 15 viagens em caminhões com resíduos mais pesados como terra e ervas daninhas retirados das vias da Vila Olaria e outras dez viagens em caminhonetes com objetos mais leves como móveis velhos e pneus.