13 JUN 2022
PROCON
Procon Divinópolis alerta sobre golpe praticado na devolução de empréstimo consignado

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon, faz um alerta importante relacionado à devolução de empréstimo consignado. Esta é uma reclamação recorrente no Procon e tal modalidade de golpe é praticada por meio de contato telefônico ou whatsapp, na qual o fraudador se identifica como colaborador de instituição financeira e tenta convencer o consumidor a fazer a devolução de valores creditados em sua conta a título de empréstimo consignado.

Em alguns casos o empréstimo até foi realizado de maneira legítima junto ao banco, porém, em outras hipóteses, o próprio financiamento já é contratado indevidamente. A alegação dos golpistas é de que o valor será ressarcido à instituição que liberou o empréstimo, entretanto, se trata apenas de uma maneira de obter vantagem indevida a partir do direcionamento do depósito à contas que não tem qualquer vinculação com o banco.

Diante de tais reclamações, a orientação é ter atenção redobrada ao receber quaisquer contatos alegando situações similares e, em caso de dúvida quanto à legitimidade da cobrança o Procon está à disposição em nossos canais digitais (whatsapp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) que está localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, no Centro.

O Órgão de Defesa do Consumidor ainda faz outras recomendações relativas às transações financeiras feitas pela internet:

- Não realizar pagamentos a título de liberação de empréstimo.
- Conferir atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira.
- Para contratação de empréstimos, dar sempre preferência àquelas realizadas de maneira presencial.
- Não fornecer dados pessoais em ligações recebidas.
- Não encaminhar fotos tipo selfie para realizar cancelamento de empréstimos ou produtos.
- Suspeitar de ofertas muito abaixo daquelas praticadas no mercado.