10 FEV 2022
Semas relata a transferência do Serviço de Acolhimento para um novo espaço
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), relata a mudança do Serviço de Acolhimento da População em Situação de Rua, para um espaço totalmente reformado e mais apto para o acolhimento.

A Semas, com olhar humanizado, seguindo orientações legais, transferiu o serviço de acolhimento para um local com uma infraestrutura e espaços aconchegantes, iluminação e ventilação adequadas, um ambiente agradável para os usuários e a equipe de profissionais de atendimento. O Serviço de Acolhimento permanece localizado na região central para facilitar aos usuários o acesso a outros serviços.

Atendimento

O Serviço de Acolhimento Institucional tem capacidade para 20 usuários de ambos os sexos. Prevista em legislação, a permanência no acolhimento tem prazo de seis meses, que pode ser prorrogado mediante avaliação por parte da equipe técnica respeitando as potencialidades e os desafios do usuário.

O acesso dá-se mediante demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial e políticas intersetoriais de Divinópolis. A equipe especializada de atendimento consiste em um coordenador, um psicólogo, uma assistente social, oito cuidadores e oito auxiliares de cuidadores.
O funcionamento ininterrupto conta com monitores que trabalham em turnos por vinte e quatro horas para construir o processo de saída das ruas por meio de encaminhamentos para inserção em programas de transferência de renda e de benefícios da assistência social, acesso a serviços de saúde, educação e orientação para ingressar no mercado de trabalho para que o usuário possa alcançar a autonomia.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024