14 JUL 2020
AGRONEGÓCIOS
Prefeitura retoma atividades do Programa de Aquisição de Alimentos

Os serviços da Prefeitura de Divinópolis não cessam. Apesar das limitações e dificuldades impostas pela presença do Coronavírus, a gestão pública segue com o cumprimento de seus deveres, visando sempre a melhora na qualidade de vida e bem-estar de toda a população. Seguindo o exemplo de continuidade, a Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) retomou suas atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no dia 29 de junho e já beneficiou inúmeras entidades.

Com a retomada dos trabalhos, a Semag recebeu uma verba do programa do Governo Federal. Totalizado em R$200 mil, este recurso é destinado à compra de produtos advindos da agricultura familiar e, posteriormente, sua distribuição gratuita para as entidades socioassistenciais cadastradas no programa. Desde o início das atividades, o projeto atende uma média de 30 produtores por semana. Este investimento médio corresponde a R$8 mil.

O Programa de Aquisição de Alimentos beneficia não apenas as entidades que recebem os alimentos para complementar sua alimentação, mas também os produtores divinopolitanos que comercializam estes produtos orgânicos. O programa é essencial, principalmente neste momento de enfrentamento à pandemia, já que há um crescimento no número de famílias que necessitam esse suporte.

O Banco de Alimentos é responsável pela gestão do PAA e apenas este ano, até o presente mês, foram cadastrados 64 produtores rurais e 27 intuições. Vale ressaltar que todas as instituições auxiliadas pelo programa atendem aos requisitos da Chamada Pública da Secretaria de Agronegócios. A equipe obedece as normas sanitárias do Manual de Boas Práticas para o abastecimento de entidades municipais que não podem interromper seus trabalhos, como: Lar dos idosos; Vila Vicentina; ACCCOM; Frederico Ozanan; Irmãs Hospitaleiras; Missão Maria de Nazaré, Servos da Cruz e Imaculada Conceição.

Além de fazer a gestão do programa, o Banco continua ininterruptamente desde o início da pandemia, explicou a Coordenadora de Agricultura e Banco de Alimentos, Cláudia Santana. “Os alimentos são arrecadados junto a nossa rede de parceiros. Em um momento tão crítico como o que estamos enfrentando, todo o apoio às entidades é importante. Para garantir saúde às famílias, os alimentos passam por um processo de higienização, somente depois são distribuídos”, ressaltou.

Segundo o Secretário Municipal de Agronegócios, Gustavo Mendes, as doações recebidas pelo Banco de Alimentos diminuíram desde o estabelecimento da quarentena. “Apesar da diminuição do nosso estoque de alimentos, decidimos não parar nosso trabalho. Com o PAA funcionando permite que possamos continuar atendendo as necessidades das entidades com uma alimentação completa e saudável, fator indispensável em meio a uma crise de saúde e ajuda aos produtores rurais”, finalizou.

Fonte: Assessoria - PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024