03 ABR 2018
Saúde realizou 2,6 milhões de procedimentos

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em Divinópolis, 2.650.734 procedimentos em 2017, de acordo com relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) nesta terça-feira (03/04). Somente nas unidades básicas de saúde, foram 97.834 pacientes atendidos de janeiro a dezembro.

O município possui 43 unidades de saúde, das quais 32 são Programas da Saúde da Família (PSFs); e 11, unidades de saúde tradicionais. São 192.966 usuários do SUS no município cadastrados atualmente. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Inês Alcione, a população recebe primeiro os cuidados da Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

“A Atenção Primária faz os atendimentos básicos, como prevenção, promoção à saúde, acompanhamento de pacientes crônicos, entre outros procedimentos. As unidades de saúde são a porta de entrada do sistema para todos os pacientes”, destacou.

Em relação às consultas médicas e aos atendimentos profissionais de nível superior, o município atendeu 314.529 usuários e totalizou 2.650.734 procedimentos na atenção secundária, de janeiro a dezembro.

A diretora ressalta que a população deve ser atendida primariamente nas unidades de saúde e depois ser encaminhada aos demais serviços, se necessário. Cada unidade possui o sistema de agendamento de acordo com a realidade da região e o trabalho dos profissionais. “Cada unidade tem seus critérios de organização de consultas, mas todas seguem os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em média, no município, são 16 consultas por dia nas unidades de saúde, divididas de acordo com os critérios e as demandas da população”, ressaltou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024