20 SET 2016
TRÂNSITO
Agentes apostam nas crianças  para o trânsito mais seguro

A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro recebeu na manhã desta terça-feira (20/09) os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans). Estudantes apreenderam através de jogos didáticos as regras de trânsito e os agentes apostam nas crianças para convivência harmoniosa entre os pedestres e os veículos.  A atividade faz parte de uma série de ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Prefeitura de Divinópolis e organizada pela Settrans.

A pequena Ana Clara Camargo, três anos, aprendeu uma das lições apresentadas pelos agentes de trânsito.  “Criança só pode atravessar a rua segurando na mão do pai ou da mãe”, disse Ana Clara.

Os agentes de trânsito acreditam que as crianças são aliadas importantes para as regras sejam cumpridas pelos condutores. “Um fato que observamos é que a criança não mente. Ela sempre relata fatos ocorridos, muitas vezes envolvendo os próprios pais. Assim, a gente trabalha para que essa criança seja a porta-voz das boas condutas”, ressalta o agente de trânsito Isaías Silva.

A missão dos agentes de trânsito é aposta nas crianças para o trânsito com maior harmonia no futuro.  “Essa é uma das nossas esperanças de que possamos ter no futuro um trânsito mais humano, preparando agora as crianças que daqui a alguns anos estarão nas ruas, como motoristas e pedestres”, valoriza o agente Ribeiro.

Além da Settrans, o trabalho conta com a parceria da VL!. O responsável pela área de Relações Institucionais da empresa, André Elesbão, explica para as crianças como se dá interação entre trânsito de veículos e de pedestres com a ferrovia. “A gente aproveita a Semana de Trânsito para chamar a atenção para essa conscientização. A linha férrea é uma realidade para o município e as pessoas precisam tomar alguns cuidados para se garantir uma relação harmônica e segura, principalmente nas passagens de nível onde muitas vezes as pessoas, mesmo com a proximidade do trem, acham que dá para passar e isso é muito perigoso”, afirmou.

Palestra

Além da palestra na Escola Municipal Darcy Ribeiro, foi realizada uma ação educativa na rua Goiás com Avenida Antônio Olímpio de Morais. Na parte da tarde será apresentada uma palestra para os motoristas de vans escolares no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito e o dia encerra-se com palestra na Escola Estadual Joaquim Nabuco às 19h.

21/09/2016

7h - Blitz educativa (Passagem de nível do Porto Velho)

8h30 – Ação Educativa (Rua Minas Gerais/ Av. Getúlio Vargas)

9h30 – Palestra para Motoristas consórcio Transoeste (Auditório da Trancid)