10 AGO 2016
344 alunos matriculados no atendimento educacional especializado

Perto das comemorações da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), confirma 344 alunos matriculados em 23 salas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). No espaço é oferecido atendimento especial para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Nas salas, tem recursos multifuncionais e ambiente dotado de equipamentos, mobiliários, além de materiais didáticos e pedagógicos em turno inverso ao da escolarização do aluno. “O AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Rosemary Lasmar.

A AEE complementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Este trabalho diferenciado não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, as avaliações de desempenho e outros.

Podem participar alunos com deficiência física, intelectual, visual e/ou auditiva. Também alunos com transtornos globais do desenvolvimento, incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos, além de alunos com altas habilidades/superdotação.

O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público-alvo da Educação Especial, nas escolas comuns. A organização do atendimento educacional especializado considera as peculiaridades de cada aluno, pois alunos com a mesma deficiência podem necessitar de atendimentos diferenciados. É possível atender aos alunos em pequenos grupos, se suas necessidades forem comuns a todos.

O trabalho desenvolvido pelo AEE é exercido por 26 professores especializados, sob a supervisão da equipe de Educação Inclusiva da Semed, composta por duas pedagogas e equipe técnica terapêutica sendo um fisioterapeuta e dois psicólogos.

Para fazerem parte do AEE os professores têm conhecimentos específicos de libras; sistema braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos, além de desenvolvimento de processos mentais, adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.

O atendimento pode ser individual ou em pequenos grupos compostos por necessidades educacionais semelhantes, em módulos de 50 minutos até 2 horas dia, sendo a frequência determinada pelo professor de sala de recurso e de acordo com o seu plano de atendimento. Esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica da escola de origem do aluno.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024