03 JUN 2016
Caps AD comemora um ano acolhendo 800 pessoas

Inaugurado durante as festividades de aniversário de Divinópolis em 2015, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), acaba de completar um ano de existência. O serviço foi criado com a finalidade de assistir pessoas que sofrem pelo uso e abuso de álcool. O espaço trabalha políticas públicas que colaborem com a saúde das pessoas assistidas e também estimulam o resgate da cidadania, por meio da melhora da alta estima.

Neste primeiro ano de existência, aproximadamente, 800 pessoas foram cadastradas pelo Caps AD. O espaço trabalha em conjunto com a rede e intersetorialmente com equipamento públicos e organizações civis do município sempre contribuindo com seu papel de acolhedor, além de planejamento de ações.

“Em media, 45 pacientes frequentam o Caps AD diariamente dentro de um projeto terapêutico, participando de oficinas, grupos e atividades de reinserção em seguimentos diversos, tais como reinserção social, laboral, reduzindo os danos que habitualmente sofrem bem como seus familiares, explica o coordenador do Caps AD III, Antônio Cristiano Barreto.

O Caps AD possui uma estrutura ímpar na região para o acolhimento desses usuários. No espaço eles contam com o auxílio de uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, médico clinico geral e médico psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, além da equipe de apoio.

“Caps AD III é um importante instrumento destinado à atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Vale ressaltar que o Caps AD III tem desempenhado sua função dentro da Rede de Atenção Psicossocial de Divinópolis, proporcionando melhora na qualidade de vida dos pacientes e familiares”, pontua diretora de saúde mental, Elzi Oliveira.

Atendimento

A porta de entrada aos serviços prestados pelo Caps AD é feito pelas Unidades de Saúde na Atenção Primária. O atendimento funciona 24 horas por dia durante todos os dias do ano.

No Caps AD é oferecido o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; atendimento à família e atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social.

O Caps ADIII/Sersam está instalado na Rua Otoni Olímpio de Oliveira, nº. 201, no bairro Universitário.

“Temos a convicção que os esforços que desdobramos para a implantação e manutenção do Caps AD III tem sido decisivo para várias famílias que vivem o assombro da dependência química. Nele é oferecido um acolhimento humanizado a pessoa com agravos diversos, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, ampliando a rede de Atenção Psicossocial do município”, destaca o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024