07 ABR 2016
Arsae promete urgência na resposta sobre a Copasa

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, ao lado do vice-prefeito Rodrigo Resende e do presidente do Conselho Gestor de Concessão, João Luiz de Oliveira; acionou na tarde da quarta-feira (06/04) em Belo Horizonte, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais. A notificação por parte da Prefeitura de Divinópolis afirma que a Copasa não vem cumprindo o contrato estabelecido.  Agência Reguladora prometeu buscar de forma urgente a resposta sobre a demora das obras do tratamento de esgoto.

Como gestor do Contrato, o executivo municipal, desde abril de 2015 fez três notificações a Copasa. A última em fevereiro de 2016 não teve resposta.

Vladimir Azevedo afirmou que desde o seu primeiro mandato focou na recuperação do Rio Itapecerica. “Vimos e construímos um projeto para recuperar o rio com cronograma, analise de investimento, inventariamos o nosso ativo para que pudesse ser bem remunerado. Fizemos um contrato totalmente adequado e aprazado para que todo o esgoto de Divinópolis fosse tratado até 2016. Estamos partindo para uma exigência máxima, para que possamos ter o nosso rio tratado e o contrato cumprido, se não a empresa receberá todas as sanções devidas”, disse.

Vladimir lembrou que o Governador Fernando Pimentel esteve em Divinópolis em setembro de 2015, quando do fórum regional, e anunciou a assinatura do contrato e início das obras para os próximos dias. “Até então não vimos sinalização nenhuma, nem de fumaça que vai começar a obra. Estamos acompanhando muito de perto ao lado de toda nossa equipe. Estamos buscando agora um auxílio dos órgãos fiscalizadores para que nos ajude para que a Copasa cumpra este cronograma, ou que nos auxilie nas sanções devidas  por não cumprir este contrato”, explicou.

O diretor da Arsae, Gustavo Gibson, afirmou que a agência estará empenhada em intervir para resolver a questão apresentada. “Vamos a modo de urgência buscar uma resposta que satisfaça não só o prefeito, mas como todo o cidadão de Divinópolis. Acionaremos a Copasa e buscaremos uma solução de imediato. Pelo que nos foi apresentado, a empresa tem que se manifestar e estipular prazo para as obras”, falou.

Até o momento a Copasa entregou apenas a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Pará, que representa 10% do volume total. Faltam a construção da estação de Ermida, que dá um total de 3% e a do Itapecerica que corresponde a quase 90% do esgoto total da cidade. “É lamentável que a Copasa não cumpra o cronograma de obras, já me coloquei desde o começo contrario a vinda da Copasa, que é uma empresa que vinha um histórico de problemas na cidade com relação à agua e agora estamos tendo este problema. Nós queremos o rio despoluído que é o que Divinópolis anseia e para isto temos que tratar o esgoto de Divinópolis.” enfatizou o vice-prefeito.

Para o presidente do conselho gestor, João Luiz de Oliveira, o contrato cita a Arsae como a interveniente. “A Copasa está muito atrasada, alega um problema ambiental. Vamos cobrar muito da Copasa. Se a empresa não iniciar a obra dentro de 30 a 60 dias, eu acredito que este contrato pode ser cancelado”, destacou.

Assembleia Legislativa

Ainda em Belo Horizonte, Vladimir, Rodrigo e João Luiz apresentaram a notificação ao deputado estadual Fabiano Tolentino. “É um absurdo a Copasa não ter cumprido até aqui o contrato. Como deputado vou cobrar efetiva ação das obras, já que os divinopolitanos esperam ter o esgoto tratado. A não observância das datas limites, pode caber o rompimento do contrato”, ressaltou o deputado Tolentino.

Uma notificação também será encaminhada ao presidente da casa, deputado estadual, Adalclever Ribeiro Lopes. O prefeito Vladimir afirmou ainda que nos próximos dias, o Ministério Público, que tem assinado um Termo de Ajustamento de Conduta neste cronograma, também receberá a notificação.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024