26 FEV 2015
UPA utiliza telemedicina para avaliação de eletrocardiograma por médicos do HCor
A Prefeitura de Divinpolis, atravs da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, firmou uma parceria como o Hospital do Corao de So Paulo (HCor) para envio de um moderno equipamento chamado Heart View. Com o aparelho possvel realizar o eletrocardiograma a beira do leito e imediatamente enviado, atravs do recurso da telemedicina, aos mdicos especializados na capital paulista. Esse exame avaliado por um profissional do Hospital do Corao (HCor) que prontamente nos reenvia um laudo do exame realizado, explica o diretor tcnico da UPA Padre Roberto, mdico Marco Aurlio Lobo. A ferramenta de trabalho, segundo Lobo, possibilita tirar dvidas dos mdicos durante um planto. Esta segurana proporcionada pela UPA Padre Roberto necessria nas tomadas de deciso por parte do profissional mdico e uma garantia para o paciente. O eletrocardiograma um recurso diagnstico para alguns problemas cardacos, que possibilita a diferenciao de ritmos normais ou alterados, condies agudas ou crnicas, permitindo indicar o tratamento de escolha para aquela condio observada. A parceria com o HCor, com o uso deste equipamento, ir nos auxiliar nas tomadas de deciso e permitir aes mais rpidas, destaca o diretor da UPA. Protocolos assistenciais No que se refere ao trabalho do corpo clnico da UPA, esto sendo organizadas reunies semanais em um Programa de Educao Continuada. A inteno, conforme destaca Lobo, criar a partir desses encontros os denominados protocolos assistenciais. O objetivo criar protocolos em todas as reas da UPA Padre Roberto e, assim, sistematizar o atendimento para que as condutas sejam mais uniformes e protocoladas tambm. Esta ao representa para o usurio da UPA uma melhora no atendimento assistencial. Para a unidade representa, ainda, um alinhamento de condutas que facilitam o acompanhamento do paciente. Com tudo isso, o nosso objetivo principal a busca constante por um atendimento de excelncia, conclui Lobo.