16 MAI 2014
Balanço sinaliza queda de 30% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado
A Secretaria Municipal de Sade (Semusa) divulgou o novo balano com os ndices de acompanhamento da dengue na cidade. Os ltimos quatro balanos semanais mostram uma reduo visvel de 30% nos nmeros em relao ao mesmo perodo do ano passado. Alm do balano do municpio, a Secretaria divulgou o boletim realizado pela Superintendncia Regional de Sade, apontando os nmeros da dengue em outros municpios da regio. O municpio registrou at o ltimo balano (10/05), 3296 notificaes, sendo confirmados 850 casos da doena. O bairro Nossa Senhora das Graas continua registrando o maior ndice, 288 notificaes e 164 confirmaes, seguido pelo Centro, com 238 notificaes e 73 confirmaes, e o Santos Dumont, com 100 notificaes e 26 casos confirmados. Mesmo com os nmeros ainda elevados, o municpio comeou a apresentar uma reduo nos ndices. As ltimas quatro semanas representaram uma reduo de 30% em relao aos nmeros registrados no mesmo perodo no ano anterior. Se compararmos na tabela 2013 e 2014, os casos vo aumentando at a semana oito. A partir da semana nove percebe-se uma queda com relao as mesmas semanas no ano passado, e isso se deve a intensificao nas aes preventivas e nos trabalhos que vm sendo realizados intensamente no municpio, explica a diretora de Vigilncia em Sade, Celina Pires. O boletim divulgado pela Superintendncia Regional de Sade analisa as taxas de incidncias da dengue nos municpios por meio de uma anlise dos casos notificados em relao ao nmero de habitantes. O balano mostra que a luta contra a dengue, no uma realidade exclusiva de Divinpolis, e sim um problema em toda regio. A Superintendncia est divulgando um diagnstico de acordo com o boletim epidemiolgico, na anlise, vimos que existem outras cidades, inclusive com porte menor que Divinpolis, com uma situao mais grave que a nossa. O levantamento feito para cada 100 mil habitantes, Divinpolis apresentou 1.409 casos, entretanto, Carmo do Cajuru obteve a incidncia de 1.854 e o municpio de Campo Belo, apresentou 5.225 casos salientou a diretora de Vigilncia em Sade. A Vigilncia em Sade acrescentou que a reduo dos nmeros est ligada a intensificao dos trabalhos, entretanto a participao da populao fator primordial nas aes de controle do vetor. Ns continuamos atendendo diversas denncias em relao a focos de dengue dentro das residncias. Ento, sempre importante lembrar a importncia da participao da populao. Mesmo com os trabalhos da Secretaria de Sade, com medidas de preveno, se no for realizado um trabalho conjunto, ns no conseguiremos vencer esta luta, acrescentou Celina, destacando ainda que as atividades de preveno dengue no sero realizados apenas no perodo epidmico, mas durante o ano todo.