21 ABR 2024
Nota de Esclarecimento - Bebê atendida na UPA Padre Roberto
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público, com destacada consternação, prestar esclarecimentos em relação a reportagem veiculada no site Divinews, intitulada: "SAÚDE DE DIVINOPOLIS NO CTI: bebê de 7 meses sofre para ser atendida na UPA Padre Roberto; mãe desmaia."

A criança em comento foi atendida em 20 minutos, desde a triagem , consulta médica e especializada. Foram solicitados exames da bebê e foi discutido com cirurgião e infectologista a melhor conduta para o caso, não havendo nenhum incidente registrado com a mãe da bebê pelo corpo clínico. A médica realmente estava no descanso, que é direito garantido por lei, porém quando foi acionada foi atender a criança imediatamente.

A criança chegou a unidade com um abscesso no pescoço, que, segundo a mãe, já evoluía há 3 (três) dias. Após a drenagem espontânea do abcesso, a criança segue sob os cuidados da UPA Padre Roberto , em uso de antibióticos, seguindo as orientações do serviço de controle de infeções e aguarda liberação de um leito hospitalar, por parte da Central de Regulação do Governo do Estado de Minas Gerais, para término de tratamento.

Diante dos fatos aqui narrados e da possibilidade de comprovarmos tudo através dos registros da assistência no sistema de informação, atentamos a população para o cautela que deve ser adotada sempre que notícias desta natureza sejam divulgadas. Neste momento em que o atendimento pediátrico encontra-se indisponível, até mesmo em estabelecimentos da rede privada, qual o propósito do acionamento midiático para fazer declarações tendenciosas e inverídicas  envolvendo uma unidade que possui pediatra em tempo integral e que atendeu uma demanda em 20 minutos?

Expedientes como esse, além de ser eticamente reprováveis, ainda atentam contra a conduta dos profissionais médicos da UPA, criando um cenário de desestímulo de permanência dos mesmos na unidade, o que seria muito prejudicial à população.

A Secretaria Municipal de Saúde está atenta e disposta a fazer intervenções, sempre que identificar irregularidades na assistência prestada na UPA e em qualquer outra unidade sob sua governança. No entanto, temos o dever de identificar e informar a população acerca de denuncismo infundado.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024