15 ABR 2024
Biblioteca Pública exibe mostra “Cultura Afro das Minas Gerais”
A atividade busca proteger as raízes afro do estado, garantindo visibilidade para a cultura negra em suas inúmeras formas de expressão
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), abriu, hoje (15/4), a Mostra “Cultura Afro das Minas Gerias”, na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago.

Os povos negros têm uma importância gigantesca na formação da identidade cultural do Brasil e, em Minas Gerais, cuja população é, em sua maioria, de pessoas negras, essa assinatura é ainda mais evidente. Tanto no olhar para o passado, celebrando as festas populares e a ancestralidade, quanto no presente, com ações concretas que promovam a democratização e a diversidade artística.

Além de reverenciar a escritora negra, Carolina Maria de Jesus, a Ataliba Lago dá destaque à escritores negros mineiros e divinopolitanos. Algumas de suas obras fazem parte da mostra “Cultura Afro das Minas Gerais”, que também apresenta a história do Reinado na terra do Divino. Tudo pensado para trazer o conhecimento e a desmistificação acerca da cultura afro, seja em suas matrizes literárias ou religiosas.

Afromineiridades é uma importante iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, para compreender e reconhecer a complexidade das contribuições dos grupos de matriz africana que formam as culturas mineiras.

A exposição, que faz parte da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, ficará aberta ao público até dia 20 de abril. A visitação é possível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. A Biblioteca está localizada na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, n° 420, no bairro Esplanada.