09 ABR 2024
Semusa destaca aniversário de 30 anos da Estratégia Saúde da Família
Ela é uma estratégia de expansão, visando a reorganização da atenção básica do país.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca os 30 anos de existência da Estratégia Saúde da Família (ESF) no país. Em Divinópolis as equipes realizam um trabalho de excelência em prol da saúde da população!

A iniciativa foi criada em 1994 sendo fundamental para a expansão e a consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS). A Estratégia Saúde da Família potencializa os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a resolutividade e a qualidade da saúde das pessoas e coletividades, além da relação custo-efetividade.

A ESF é multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem, cirurgião-dentista, agente comunitário de saúde (ACS), agente de combate às endemias (ACE), entre outros profissionais. Em Divinópolis, a cobertura da Atenção Primária passou de 48,74% (em dezembro de 2021) para 78,9% (dezembro de 2023).

Hoje, conta com 61 unidades de Estratégia Saúde da Família, sendo 10 com o programa Saúde na Hora (Planalto, São José, Ermida, Belvedere, Afonso Pena, Bom Pastor, Sagrada Família, Niterói, Tietê, Nossa Senhora das Graças). Além de 52 equipes de saúde bucal, cinco equipes de Atenção Primária (EAP), cinco farmácias, uma Equipe de Consultório na Rua, uma Equipe de Atenção Primária Prisional (EAPP), e uma Central de Material Esterilizado (CME).

Nas ESF’s são ofertados diversos serviços, sendo: acolhimento, pré-natal da gestante e do parceiro, puericultura, consultas médicas, consultas de enfermagem, consulta odontológica, atendimento multiprofissional (psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutica, nutricionista), testes rápidos, curativos, vacinas, preventivo, dentre outros.

As unidades também oferecem programas e outras atividades como o Programa Saúde na Escola, atividades coletivas, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (acupuntura, auriculoterapia, dança Circular, Chi Kung, Reiki etc.), ações educativas em saúde e visitas domiciliares.

Durante o ano de 2023, ao todo, as unidades do município realizaram:
- 560.787 visitas domiciliares, realizadas pelos agentes comunitários de saúde;
- 232.791 aferições de pressão arterial;
- aplicação de 185.251 vacinas;
- 144.708 atendimentos de enfermagem;
- 271.115 atendimentos médicos;
- 56.333 atendimentos odontológicos;
- 11.346 medições de glicemia capilar;
- 9.710 curativos;
- 3.287 retiradas de pontos;
- 1.183 visitas domiciliares profissionais, nível superior e médio.

É a Administração Municipal investindo em saúde e cuidando, cada vez mais, da população!