27 MAR 2024
ESF Ipiranga realiza ação de promoção à saúde na Telemont
Agentes comunitários de saúde estiveram presentes na empresa para promover uma ação de conscientização sobre doenças respiratórias e a importância da vacinação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizada na manhã de hoje (27/3), das 8h às 9h, pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, uma ação sobre doenças respiratórias e a importância da vacinação, na empresa Telemont.

O evento teve a participação de 31 funcionários da empresa e contou com a presença dos agentes comunitários de saúde (ACS), Gabrielle Andrade, Nayron Sousa, Vinícius Diniz, Amilton Cesar e Guilherme Diniz, que realizaram uma palestra para os presentes, transmitida por videoconferência para as demais filiais da empresa.

Na ocasião, foi falado sobre a atuação dos ACS e o papel da unidade de saúde na comunidade, além da tratativa sobre a prevenção de doenças respiratórias e a importância da vacinação, citando doenças como gripe, covid, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose e asma.

A iniciativa faz parte do calendário de ações para os trabalhadores que a empresa solicitou junto à unidade para todo ano de 2024. Nela, os presentes tiveram a oportunidade de tirar eventuais dúvidas, como o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e informações sobre os serviços ofertados pela rede de atenção básica.

O supervisor da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, comentou sobre a importância dos ACS na disseminação de informações importantes para a população. “A ação está dentro da proposta de atuação da UBS em seu território de abrangência; é possível perceber que grande parte da população ainda desconhece os serviços básicos ofertados pela rede de atenção básica e além de toda a equipe. Portanto, os ACS têm um papel fundamental na disseminação dessas informações que se constituem no trabalho de educação em saúde e prevenção”, declarou.