20 MAR 2024
Prefeitura realiza aquisição de escovódromos portáteis
Os equipamentos farão com que seja possível a realização de atividades de saúde bucal em novos locais.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anuncia a aquisição de escovódromos portáteis para o município. Os equipamentos farão com que seja possível a realização de mais ações preventivas sobre saúde bucal, ampliando os trabalhos.

Foram adquiridos 12 kits de escovódromos com 3 estruturas em cada, totalizando 36 estruturas. A compra foi feita através de uma emenda impositiva realizada pelo então vereador de Divinópolis, Diego Espino. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) contempladas com o equipamento foram: Ferrador; Campina Verde; Copacabana; São Simão; Ipiranga; Maria Lúcia Gregório; Maria Helena; Santa Rosa; Tietê; Sagrada Família; Antônio Fonseca/Nossa Senhora das Graças; Itaí; Primavera; Danilo Passos e Belvedere.

Com os novos consultórios, será possível realizar atividades de escovação em escolas, empresas, praças, em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em especial, nos lugares que não tem banheiro propício para a ação, uma vez que são desmontáveis e fáceis de transportar.

O escovódromo funciona com reservatórios de água potável e sifão sanfonado, além de apresentar suporte metálico e um espelho com moldura vermelha, em forma de boca. Sua aparência alegre ajuda a chamar a atenção das crianças para a forma correta de usar escova, pasta e fio dentais, favorecendo a atividade nas escolas, por exemplo.

A referência técnica em Odontologia da Atenção Primária a Saúde, Jessica Silva, comentou sobre a importância destes novos equipamentos para o município. “A aquisição do escovódromo portátil tem como objetivo ampliar as ações de prevenção em saúde bucal, visando torná-las mais acessíveis a toda a população. Essas unidades móveis podem ser utilizadas em escolas, creches, abrigos, comunidades rurais e outras áreas onde o acesso aos cuidados dentários pode ser limitado. Além disso, sua abordagem colorida e lúdica atrai as crianças, facilitando sua adesão aos hábitos saudáveis de higiene bucal”, declarou.