06 MAR 2024
Vacinação Itinerante inicia campanha nas escolas
A atividade é exclusiva para alunos que apresentarem o termo de consentimento, assinado pelos pais ou responsáveis, concordando com a vacinação.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi iniciada na última segunda-feira (4/3), a campanha de vacinação em diversas escolas do município.

Inicialmente, serão atendidas as escolas estaduais e particulares, e, posteriormente, a estratégia contemplará também as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), seguindo um cronograma estabelecido juntamente com as diretorias. A estratégia de vacinação na escola é uma ação articulada entre saúde e educação, na perspectiva da melhoria da cobertura vacinal e da redução das doenças imunopreveníveis.

A ação será conduzida por meio da equipe de Vacinação Itinerante, composta por profissionais de enfermagem capacitados e que, rotineiramente, há cerca de dois anos, já realiza diversas campanhas de vacinação extramuros e nas escolas. A equipe de vacinação contará também com acesso a um sistema informatizado, que permitirá identificar as vacinas atrasadas e que poderão ser administradas.

Os profissionais das escolas contempladas já estão fazendo o envio prévio de material informativo e de um termo de consentimento para os pais e responsáveis. Através desse termo, os responsáveis poderão optar ou não pela vacinação de sua criança no ambiente escolar. Será avaliada a situação vacinal somente das crianças em posse do termo de autorização assinado e do cartão de vacinas.

Serão ofertadas as diversas vacinas de rotina, destacando, principalmente, a vacinação de adolescentes contra HPV e contra meningite que se encontram, em todo Brasil, com coberturas vacinais inadequadas. É importante reforçar que o envolvimento familiar e de toda comunidade escolar é fundamental para que seja possível afastar o risco da circulação de diversas doenças entre as crianças e adolescentes.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024