21 FEV 2024
Prefeitura comunica sobre o Dia do Consumidor
A data tem um papel importante para o crescimento econômico da cidade e serve também para a população aproveitar os preços baixos para realizarem suas compras
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), divulga, como utilidade pública, as informações do Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio), sobre o “Dia do Consumidor”, mais conhecido como “a Black Friday do primeiro semestre”. A data conta com várias promoções e condições especiais de pagamento que impulsionam as vendas da cidade.

O Dia do Consumidor é marcado no dia 15 de março e se transformou em uma grande oportunidade para o comércio. É hora de caprichar na divulgação dos produtos e serviços, investir em vitrines chamativas e intensificar a relação com o cliente. De acordo com o sindicato, o momento se tornou a primeira data comemorativa do ano no calendário varejista e os comerciantes precisam criar estratégias para alavancar as vendas não só no dia 15, como na semana toda.

Para melhorar ainda mais os resultados e atrair novos clientes para as lojas, o SinComércio preparou algumas dicas importantes. A primeira delas é se atentar para o estoque. Se não tiver mercadoria suficiente para grandes pedidos, garanta reposição o quanto antes ou certifique-se de que o prazo de espera não passará o acordado com o seu cliente. O olhar para o estoque também é importante para traçar novos rumos para as mercadorias. Peças paradas ou relacionadas à sazonalidade do verão, estação que já está no fim, podem fazer parte de campanhas com um bom desconto.

A segunda dica é divulgar o seu trabalho e mostrar o seu produto. Invista em anúncios nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Facilite a vida do seu cliente e informe preço e detalhes importantes, afinal, cliente com dúvidas não tem certeza da compra.

Não fique focado apenas no dia 15 de março. Crie uma semana de preços atrativos e condições diferenciadas de pagamento. Outra atração pode ser o “aquecimento” para o Dia do Consumidor. Toda boa ideia vale a pena para alavancar os negócios. O SinComércio orienta que os descontos precisam ser reais e os comerciantes podem aproveitar para incentivar o pagamento por meio de PIX, com até mais um descontinho especial. Por meio do sistema, o dinheiro fica à disposição da empresa de maneira imediata e a um custo bem menor quando se comparado ao cartão de débito ou crédito.

Outro assunto fundamental é o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Na loja física, os produtos expostos nas vitrines e prateleiras precisam ter preços visíveis. O SinComércio é o representante legítimo de 8 mil empresas de Divinópolis das categorias comércio varejista e as microempresas comerciais. Para gerar conexão, fidelizar e estabelecer uma relação de longo prazo com os clientes é preciso agir. Segundo o sindicato, isso inclui todos estes pontos levantados e mais: o bom atendimento. É preciso garantir que a experiência do cliente seja positiva.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024