09 FEV 2024
Prefeitura realiza mutirão de inserção do DIU para 98 mulheres de Divinópolis
A atividade foi um marco para a enfermagem do município e buscou garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizado, no início desta semana, entre segunda e quarta-feira (5/2 a 7/2), um mutirão de inserção de DIU. A atividade foi uma parceria da Semusa com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), e contou com duas professoras-doutoras Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O mutirão foi realizado no Ambulatório da Saúde da Mulher, que fica localizado na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Esplanada, e contemplou 98 mulheres de Divinópolis que aguardavam o procedimento na “Fila Única”. Este número só foi possível graças a várias buscas ativas realizadas, uma vez que 34% das pessoas que estavam selecionadas inicialmente faltaram e outras foram chamadas.

Ainda na ocasião, houve a capacitação de quatro enfermeiras, sendo duas da Atenção Primária à Saúde de Divinópolis, Patrícia e Glaucia, e duas professoras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Luciana e Valquíria. Agora, elas poderão atuar como replicadoras do processo, ampliando a inserção de DIU no município.

O treinamento faz parte do programa de Planejamento Reprodutivo e Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e foi ministrado pelas professoras-doutoras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Helisamara Mota Guedes e Fabiana Angélica de Paula, além do aluno bolsista de Pesquisa da UFVJM, João Vitor Cruz.

Essa capacitação é um marco para a enfermagem do município. Desde setembro do ano passado, a Semusa, através da diretoria da Atenção Primária à Saúde, vem se organizando para que seja possível a realização desse treinamento.

O DIU de cobre, que foi ofertado no mutirão, é um método contraceptivo de longa duração, que pode durar até 10 anos, sendo um método de longa eficácia e reversível, o qual a mulher pode retirar quando quiser e voltar às funções fisiológicas normais.

A professora da UFVJM e conselheira do Coren, Helisamara Mota Guedes, destacou o objetivo dessas ações. “O que nós queremos é dar acesso, às mulheres, a um método contraceptivo de longa duração, eficaz e reversível, com um serviço de saúde de qualidade e pelo SUS”, declarou.

A referência técnica de Saúde da Mulher do município, Vilania Cristina, comentou sobre o mutirão e as capacitações. “A Diretoria da Atenção Primária à Saúde está sempre em busca da garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos da população. Para isso, precisamos ofertar vários tipos de contraceptivos. A inserção do DIU é um dos métodos mais seguros e eficazes; por isso, esse mutirão foi muito importante para concretizar de forma efetiva a saúde das mulheres. Além disso, a capacitação dos profissionais enfermeiros possibilitará a ampliação de vagas ofertadas para o procedimento”, disse.

As mulheres que tiverem interesse em realizar o procedimento devem procurar a unidade de saúde demonstrando o interesse. Depois, elas passarão por uma consulta médica ou de enfermagem para avaliar a elegibilidade para o método. Em seguida, os encaminhamentos são inseridos na fila única e logo serão chamadas para o procedimento nos locais de referências, como a Policlínica e o Ambulatório de Saúde da Mulher, por exemplo.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024