20 OUT 2023
AGRONEGÓCIOS
Semag promove o Dia de Campo 2023
A ação faz parte da Semana de Segurança Alimentar, e buscou levar conhecimentos aos agricultores do município sobre a melhora no cultivo e colheita dos produtos.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Cooprafad), promoveram ontem (19/10), o Dia de Campo, realizado no Rancho do Tinho localizado na comunidade do Choro.

Durante a ação, que compõe as atividades da Semana de Segurança Alimentar, foram realizadas palestras, que tiveram o objetivo de apresentar projetos e melhorias que os agricultores poderiam aderir. A iniciativa visa a melhora no cultivo e colheita dos produtos produzidos nos campos.

Os engenheiros agrônomos da Emater-MG, Jamilson Andrade e Giovani Chaves, abriram o diálogo sobre o uso de caldas alternativas, que substituem os defensivos químicos agressivos para o meio ambiente no controle de diversas pragas e doenças nas plantações. Durante a conversa, foram apresentadas algumas dessas caldas naturais e o seu modo de preparo.

Outro tema abordado durante o evento foi a qualidade da água utilizada nas plantações, ministrada pelo aluno de engenharia da Uemg, Gustavo Augusto Fonseca. Ele apresentou o projeto em parceria com a Semag, que engloba a análise de diferentes águas coletadas, de diversos poços utilizados no abastecimento comunitário das comunidades rurais do município. Na oportunidade, foram exibidos os resultados destas análises, e indicado quais os abastecimentos que precisavam de maiores cuidados para a potabilidade da água.

Andréa Faria Moraes e Lamartine Wéliton Branquinho da Emater-Mg, realizaram uma conversa sobre os cuidados a serem tomados para garantia da qualidade e conservação dos alimentos produzidos, foram colocados pontos a serem observados pelos produtores nas etapas de produção como a colheita, a manipulação destes produtos, a embalagem, o armazenamento e o transporte dos mesmos.

Além de produtores rurais de Divinópolis, técnicos, expositores e demais pessoas ligadas à agricultura de Divinópolis, estiverem presentes também agricultores de São Sebastião do Oeste, Igaratinga, São Gonçalo do Pará e Nova Serrana. O evento, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis, o banco Sicoob Crediverde, a empresa Minas Agrícola e a empresa Ibeletro Energia.

As instituições parceiras, também tiveram espaço para a apresentação de projetos que fomentam a melhora e o desenvolvimento dos produtos alimentícios dos agricultores. Dentre estes projetos, foram expostos sistemas de geração de energia solar para a otimização de plantações. Também foi abordado sobre o acesso dos produtores aos créditos rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para investimentos e custeios nas atividades dos produtores familiares. Ademais, ocorreu a demonstração de máquinas e equipamentos como microtrator e roçadeira que facilitam o trabalho nos campos.

A diretora de agronegócio da Semag, Amélia Soares Branco, agradeceu e enfatizou a importância da ação e das parcerias. “Deixo aqui meu muito obrigado a todas as entidades que se envolveram neste projeto, e que se propuseram a realizar essas ações que agregam conhecimento aos produtores. A iniciativa proporcionou assim, melhorias na qualidade dos produtos que estes proporcionam, e o desenvolvimento do agronegócio no município”, comentou.