19 MAI 2023
CULTURA
Documentário sobre Estrada de Ferro Bahia e Minas estreia terça-feira no Gravatá
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que terça-feira (23/5), será exibido o documentário “Estrada natural – Vida e morte da Estrada de Ferro Bahia e Minas”, às 19h, no Teatro Municipal Usina Gravatá. A entrada é franca a partir da troca de 1 kg de alimento não perecível ou agasalho, na bilheteria do teatro.  Após a exibição do filme, dirigido pelo jornalista divinopolitano Emerson Penha, haverá um debate do diretor com os espectadores presentes.

Segundo Penha, o longa-metragem aborda o início, o auge e a decadência das ferrovias no Brasil. “O filme fala, principalmente, da paixão dos mineiros pelo trem de ferro. A linha-mestra do enredo é a história da Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha Mineiro, até Caravelas, na Bahia. Representava o sonho daqueles mineiros de ver o mar, mas foi erradicada em 1966 – fechada, arrancada e os funcionários foram transferidos compulsoriamente semanas depois”, explica.

O diretor relata que o filme foi produzido em nove anos de muito trabalho e viagens à região e que várias entrevistas foram feitas, entre os entrevistados está a escritora divinopolitana Adélia Prado, o cantor Milton Nascimento e o compositor Fernando Brant, além de pessoas que viveram e se sentem saudosas do tempo em que se viajava de trem. A canção “Ponta de areia”, de autoria de Milton e Brant, narra as histórias do documentário.

A exibição em Divinópolis integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Divinópolis, e conta com os seguintes realizadores: projeto de extensão Ocupa Cine, Estudos e Pesquisas das Poéticas do Cotidiano (EPCO), Cemud/Portal EmRedes, Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Coordenação de Extensão da UEMG Divinópolis.

O Teatro está localizado na vereda Alameda Dr. Waldemar Rausch, no bairro Santa Clara. Todos são convidados a participarem do evento!