24 JUN 2020
Prefeitura recebe totem da Campanha “Cuidar do Lixo também é Cuidar da Saúde”

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana do Município de Divinópolis (Seplam), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), está apoiando a campanha “Cuidar do Lixo também é Cuidar da Saúde”, realizada pela ONG Lixo & Cidadania. Um dos equipamentos foi colocado no prédio da Prefeitura de Divinópolis, da Rua Pernambuco, número 60.

A ação teve início na última sexta-feira (19/06) em três locais distintos, no Edifício Costa Rangel, na Padaria Maria Baguette e no Divishop. O objetivo é conscientizar a população da necessidade de também cuidar do lixo neste momento de Pandemia. A campanha será promovida através de 20 totens, abastecidos de álcool em gel espalhados em diversos locais da cidade. Os equipamentos possuem informações sobre como descartar o lixo de forma correta, seja úmido, não reciclável, secos e os recicláveis. Estarão disponíveis no local máscaras para as pessoas que necessitarem.

Além das ações, a Ufsj em parceria com a campanha, vai realizar uma capacitação com os catadores e coletores de resíduos. Eles serão orientados sobre a melhor forma de manusear o lixo, como realizar a descontaminação dos materiais e a importância da utilização do álcool em gel e as máscaras.

A técnica da ONG, Andréia Rabelo, destacou a importância da campanha. “Nós estamos em um período onde cuidar da saúde é mais importante que nunca, mas precisamos alertar a população que o descarte correto do lixo também é cuidar da saúde. Alguns desses cuidados podem garantir a proteção de coletores e catadores, evitando assim o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados”, completa.

Ainda segundo Andréia o totem disponibilizado terá um Qr code, onde a pessoas poderão acessar e ver um informativo com várias dicas importantes.

Os demais locais serão divulgados em breve nas redes sociais da Ong e também nos demais canais da Prefeitura. A campanha está em fase de ampliação, as empresas que se interessarem podem entrar em contato no email: lixoecidadaniadiv@gmail.com.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva em Divinópolis acontece de segunda a sexta-feira. Para acessar o cronograma e saber quais dias a coleta atende seu bairro acesse o site o link www.divinopolis.mg.gov.br/arquivos/coleta_seletiva_04053547.pdf e confira.

Lembrando que o material reciclável deve ser armazenado em saco plástico (em local coberto, seco e seguro), por 48 horas. Ele também pode ser desinfetado com uma solução de água sanitária (50ml de água sanitária + um litro de água).

Fonte: Assessoria PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024