21 NOV 2019
SAÚDE
UPA em parceria com Cisurg implanta telemedicina para agilizar atendimento dos usuários

Com a gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), a Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA) incorporou tecnologia no atendimento aos usuários. Através de um convênio de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste(CIS-URG) e a UPA/IBDS, foi viabilizada a utilização de dois recursos de Telemedicina essenciais para o ato médico na Urgência e Emergência.

O primeiro é o Teleneuro. O recurso possibilita o plantonista da UPA, contar com a avaliação, à distância, dos laudos das tomografias solicitadas, por um neurocirurgião, durante as 24h do dia, podendo inclusive discutir por meio de videoconferência os casos apresentados. A novidade auxilia na tomada de decisão, em uma plataforma segura, respeitando os critérios de sigilo e confidencialidade.

Da mesma forma, o outro recurso de telemedicina (Telecárdio) permite, em menos de 5 minutos, que o laudo de um eletrocardiograma realizado nas dependências da UPA seja fornecido por um cardiologista. Com a novidade, IBDS confirma a redução da possibilidade de erro de interpretação.

O IBDS assumiu a UPA em 1º de outubro com a proposta de reduzir o tempo de permanência do paciente dentro da unidade. O instituto assumiu a unidade após processo licitatório. Possui ampla experiência em gestão de unidades de saúde

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024