13 SET 2016
Saúde participa da campanha “Setembro Amarelo”

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é uma das importantes entidades parceiras na realização das atividades pelo “Setembro Amarelo” em Divinópolis. O evento é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Em Divinópolis, as ações de conscientização de prevenção do suicídio acontecerão de 13 a 17 de setembro, através de ações intersetoriais da Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ), Universidade de Minas Gerais (UEMG), Semusa através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Clínica São Bento Menni, Faculdade Pitágoras e Faced; de sensibilização e conscientização da comunidade, profissionais e alunos.

O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. É um momento quando monumentos e órgãos públicos são iluminados de amarelo para lembrar a importância do debate e conhecimento sobre este assunto. Em Divinópolis a sede da Secretaria de Saúde já está iluminada e nesta quarta-feira (14/09) também ficarão iluminados: Prefeitura Municipal, Costa Rangel, Ferrovia Centro Atlântica, Maria Fumaça, Museu Histórico e UFSJ.

O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e o número de vítimas vem aumentando. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mau silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada segundo uma pessoa morre no mundo em decorrência ao suicídio, sendo que a cada suicídio consumado, tem-se cerca de 10 a 20 tentativas.  A esperança é o fato de que, segundo a OMS, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos com atenção e ajuda de quem está à sua volta.

Mais informações sobre o Setembro Amarelo e como poder ajudar às pessoas com idéias suicidas também disponível neste site http://www.setembroamarelo.org.br

Acompanhe a programação em Divinópolis:

Dia 13 às 13h30 – Roda de conversa com usuários do CAPS AD com o tema “Valorização da Vida” mediada pela doutora Nadja Cristiane LappannBotti. Às 15h – Roda de conversa com funcionários do Centro de Saúde Niterói com o tema “Prevenção do Suicídio” mediada por mestre e enfermeira do CAPS AD/Divinópolis Luiza Cantão.

Dia 14 às 19h – Palestra “Vamos falar sobre prevenção do suicídio?” na Faculdade Pitágoras com a palestrante doutora Nadja Cristiane LappannBotti.

Dia 15 às 15h – Cinema comentado para usuários do Centro de Saúde Niterói. Às 19h30 – Palestra “A História do Suicídio” na UEMG com a palestrante: Nadja Cristiane LappannBotti e às 20h30 – Palestra “Rede de Atenção a Saúde Mental e Prevenção do Suicídio” na UEMG com a palestrante: Cristiane Nogueira.

Dia 16 às 8h – Palestra “Suicídio na Infância” ministrada por Aline Silva. Às 10h  tem a palestra “Abordagem do Paciente em Situação de Risco de Suicídio” ministrada por Michele Milleib. Às 11h palestra “Prevenção do Suicídio na Perspectiva da Psicanálise” com palestrante Mardem Leandro. Às 14h tem Cinema comentado com Santhiago Souza e Daniela Couto. Às 19h acontece a palestra “Suicídio sob a Perspectiva Psicossocial” ministrada por Eloísa Borges. Às 20h tem a palestra “Prevenção do Suicídio na Perspectiva da Fenomenologia Existencial” com o palestrante Reinaldo Júnior e às 21h Palestra “Terapia Cognitiva e Prevenção do Suicídio” ministrada por Santhiago Souza. Todas as atividades deste dia serão realizadas na UEMG.

Dia 17 à partir de 7h30 tem Ação de valorização da vida e sensibilização a prevenção do suicídio na Feira do Esplanada com participação da UFSJ, UEMG, Faculdade Pitágoras e CAPS AD. Participação na Blitz 94 FM em ação de valorização da vida e sensibilização a prevenção do suicídio.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024