11 AGO 2016
Saúde da Família registra cobertura de 51%

A cobertura do Programa da Saúde da Família (PSF) atingiu em Divinópolis 51% da população. Atualmente, são 32 equipes espalhadas pelos bairros e comunidades rurais do município. A Prefeitura de Divinópolis aumentou em 160% o número de equipes desde 2009.

O maior índice de crescimento dos números de PSF foi registrado nos últimos 10 anos. Para ser ter uma dimensão, em 2007, a cobertura estava em 20,21% com 12 equipes atuando.   Atualmente, existem 32 PSF´s atendendo os divinopolitanos na área urbana e rural.

Os primeiros PSF´s instalados na cidade foram em 1999, conforme os números da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A primeira equipe do programa foi criada na Comunidade de Buritis em 1º de janeiro daquele ano.  Na mesmo data, a comunidade rural de Djalma Dutra e o Quilombo também receberam equipes do programa.

O primeiro bairro da cidade até ter um PSF foi o Serra Verde e depois o Oswaldo Machado Gontijo.  Já no ano 2000, a Belvedere I ganhou sua primeira equipe e, em 2013, outro PSF começou a funcionar no Belvedere II.

Além do Belvedere, outros bairros com maior densidade demográfica têm duas equipes.  Um deles é Planalto que recebeu a primeira equipe em 2014 e, um ano depois, outro PSF foi instalado no bairro.

O São Roque foi beneficiado com duas novas equipes em novembro de 2014.  Santo Antônio dos Campos foi outra comunidade contemplada com duas unidades instaladas também 2014.

Os dois mais recentes bairros a receberem as equipes de PSF´s foi Planalto e Santa Rosa, em janeiro e abril do ano passado, respectivamente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024