30 MAI 2016
2ª etapa do Pró-Transporte beneficia 10 bairros

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acompanhado de lideranças comunitárias, lançou na manhã desta segunda-feira (30/05) a 2ª etapa do Pró-Transporte.  O lançamento faz parte dos 104 anos do aniversário da cidade e 10 bairros serão beneficiados. Já os trechos de ruas danificados na primeira etapa serão recuperados pela construtora. O programa é do Ministério da Cidade com financiamento realizado pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o cronograma da Usina de Projetos, os bairros beneficiados são Belvedere, Candelária, Santa Rosa, Dona Rosa, Santa Lúcia, Nova Fortaleza, Grajaú, Nova Holanda, Oliveiras e Nações. Conforme o relatório apresentado, serão 190 mil metros quadrados de calçamento poliédrico e 90 mil metros quadrados de passeio. Ainda segundo a proposta, serão 14 mil metros quadrados de asfalto e rede de drenagem com 6 mil metros.

A Prefeitura de Divinópolis adotou Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com previsão de maior agilidade. O tempo de execução da obra é de 18 meses e a previsão é iniciar os serviços no segundo semestre de 2016. “Nós adotamos um sistema mais ágil de licitação. Se fosse um processo tradicional seriam 45 dias de edital publicado. Neste novo sistema são 15, ou seja, ganhamos 30 dias. Nossos técnicos fizeram curso para entender esse novo processo para preparar o setor de compras da Prefeitura”, explicou o prefeito, prevendo as obras para o segundo semestre, caso nenhum recurso seja analisado.

1ª etapa

A 1ª etapa do Pró-Transporte beneficiou os bairros Belvedere, Candelária, Dona Rosa, Nações, Santa Lúcia, Santa Rosa e Oliveiras. Nesta etapa, foram 160,4 mil metros quadrados de calçamento poliédrico e 37,2 mil metros de asfalto. Também foram 23,6 mil metros quadrados de passeio e 21,3 mil metros de meio fio, além de 3,7 mil metros da rede drenagem. Os trechos de danificados serão recuperados pela empresa responsável pela, conforme notificações feitas pela Prefeitura, como garantia de obra.

Com a 1ª e 2ª etapa, a Prefeitura de Divinópolis consegue resolver a metade das ruas sem pavimentação do município. “Este projeto tem a missão de resolver a metade do problema de ruas sem asfaltar na cidade que chega 140 km. Estamos projetando asfaltar 70 km”, disse.

Participaram do evento de lançamento os vereadores Eduardo Print Júnior e Rodyson Kristinamurti. O presidente das associações de moradores Nilsio Tavares (Padre Eustáquio), Luciana Vidal (Candelária), Geraldo Pereira Martins (Dona Rosa), Helder Fernandes (Nova Fortaleza), Helder José Rocha (Nova Fortaleza II) também participaram do evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024