01 MAR 2016
Açoes para minimizar danos provocados pela chuvas

A Prefeitura de Divinópolis dará início duas importantes obras de contenção aos problemas causados pelas chuvas na área urbana. No bairro Jardim Belvedere, próximo às ruas Januário de Souza Rocha e Campo Verde, região de acesso à sede do Divinópolis Clube será construída uma galeria pluvial, para conter problemas de alagamentos das vias.

Outra ação imediata acontece na rua José da Silva, esquina com rua Lagoa da Prata, também no bairro Belvedere, onde a enxurrada provocou estragos nas duas últimas chuvas fortes registradas no município, invadindo casas. Diante da eminência de novos temporais, a prefeitura irá assumir o pagamento do aluguel social de uma das famílias que mora no local, até as obras necessárias indicadas pela Defesa Civil, que emitiu o laudo técnico.

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, comunicou nesta terça-feira (01/03) as ações previstas pessoalmente aos moradores atingidos pela água da chuva.  O custo estimado para a realização destas obras é de aproximadamente R$ 100 mil. Além das ações específicas nestes locais, a prefeitura mantém as ações preventivas e de acompanhamento das situações de risco em toda cidade.

“Agradeço o empenho da prefeitura para resolver esse problema antigo nosso. A situação nossa é preocupante e ficamos dias sem dormir com medo da água entrar em casa”, afirmou um dos moradores atingidos pela chuva na rua Lagoa da Prata no Belvedere, Ricardo Dimas Barreto, que foi com a família ao gabinete do prefeito.

O temporal da noite desta segunda-feira (29/02) registrou um índice de 80mm de chuva, o que representa quase a metade da chuva que era esperada para todo o mês de fevereiro em Divinópolis. O Sistema de Monitoramento e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), havia informado à Defesa Civil a possibilidade de aproximadamente 49mm de chuvas em Formiga e Santo Antônio do Monte.

Além do grande volume de água, outras obstruções foram causadas pela grande quantidade de lixo doméstico e restos de areia e brita de construções levados para a rede pluvial, diminuindo a passagem da água. Por isso, alguns cuidados são básicos e necessário o apoio da população. É preciso manter ralos, esgotos e valas sempre limpos; não jogar entulhos e lixos em bueiros, lotes, quintais, ruas, encostas, córregos e rios; limpar as calhas e locais de escoamento da água da chuva; fazer uma revisão nos telhados e reforçar paredes e muros que estejam com sinais de rachaduras.

No caso de dúvidas, basta ligar para a Defesa Civil de Divinópolis através do telefone ‘199’. De acordo com o Simge, a previsão para esta terça-feira é de céu nublado com chuva no Triângulo, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Central Mineira e Região Metropolitana. No Noroeste, Oeste, Doce, partes do Noroeste e Jequitinhonha, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas. Demais regiões, aumento de nebulosidade no decorrer do dia. O serviço de monitoramente, que serve de base para a ação das coordenadorias de Defesa Civil do Estado, pode ser acompanhado pelo site www.simge.mg.gov.br .

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024