08 MAI 2015
Assistidos pelo CTA realizam exames para diagnosticar fibrose hepática
O Centro de Testagem e Aconselhamento, rgo ligado a Diretoria de Ateno Primaria da Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis (Semusa), ofereceu nesta quinta-feira (07/05) exames para diagnosticar fibrose heptica. Foram realizados 25 exames indicados para pacientes com hepatite C. O exame foi oferecido para os pacientes que estavam na fila de espera. O fibroscan agiliza o tratamento e substitui a bipsia heptica. Evitando internao e facilitando a vida do paciente, explica a coordenadora do CTA, Francisca Vanizia. Alm de proporcionar comodidade aos pacientes, os exames oferecidos pelo CTA, por meio de uma parceria, contemplaram 25 pessoas que no teriam condies de pagar por este exame na iniciativa privada. Foram atendidos 19 pacientes de Divinpolis e seis de outras cidades da regio. Cada exame se tivesse que ser pago, custaria em torno de R$ 1,5 mil, diz Francisca. O fibroscan semelhante a um transdutor de ultra-sonografia e faz uma medio de ondas emitidas entre dois pontos do fgado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do rgo. Para os pacientes que possuem hepatite C a avaliao frequente da progresso fibrtica fundamental. De acordo com a enfermeira e coordenadora do CTA, as pessoas beneficiadas com este moderno exame no invasivo, adquiriram a hepatite C por meio de relaes sexuais sem a devida proteo, contato com sangue ou secrees. Elas foram diagnosticadas com a doena atravs das testagens de DST e Aids que o CTA realiza com frequncia na sua sede ou em trabalhos itinerantes em vrias regies da cidade. O exame oferecido a este grupo de pacientes assistidos pelo CTA representou um avano. O uso de uma nova tecnologia no auxilio da sade, ressalta Francisca, afirmando que a Semusa trabalha na deteco de novos casos desta doena, por meio dos testes rpidos, e encaminhar os pacientes para tratamento. O CTA funciona de segunda sexta-feira, sempre no horrio comercial, na Av. Getlio Vargas no n 550. O telefone de contato o 3221-3735.