07 MAI 2015
Inspeção Municipal condena 16 mil kg de queijo e 7,4 mil kg de carne
O Servio de Inspeo Municipal (SIM) da Secretaria Municipal de Agronegcios divulgou nesta quinta-feira (07/05) o relatrio trimestral da fiscalizao dos estabelecimentos de produtos de origem animal como abatedouros de grandes animais, de aves, entrepostos de carnes, pescados, laticnios e ovos. 16 mil quilos de queijos e 7,4 mil quilos de carnes foram impedidos de chegarem ao consumidor divinopolitano. De acordo com o convnio 218/2.010 assinado entre a Secretaria de Agronegcios e a Promotoria de Proteo e Defesa do Consumidor, 58 empresas foram fiscalizadas em dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015. Em dois estabelecimentos de abate de bovinos e sunos foram inspecionados 5.344 bovinos e 9.869 sunos. Dentre as carcaas inspecionadas, foram condenadas 50 carcaas, com um total de peso de 7.477 quilos pelos mais diversos motivos que as classificam como inadequadas para o consumo humano. Segundo a fiscal da sade e mdica veterinria da Secretaria de Agronegcios, Michelle Pereira do Carmo, o material retirado dos estabelecimentos poderia contaminar milhares de pessoas. O volume de 7,4 mil quilos de carne condenadas, segundo a base de clculos do IBGE, suficiente para contaminar e causar as mais diversas doenas em 44.862 pessoas, afirmou Pereira. Para o secretrio de Agronegcios, Paulo Marius, o consumidor tem uma segurana alimentar ao adquirir a carne em Divinpolis com os trabalhos de fiscalizao do Servio de Inspeo Municipal. Quando um consumidor chega em um estabelecimento como aougue ou supermercado para comprar carnes, ele pode ter certeza que est comprando um produto com qualidade e com inspeo. Que no est comprando carne abatida clandestinamente. Que este produto est livre de doenas infectocontagiosas, como tuberculose e brucelose, afirmou Marius. De acordo com o relatrio da secretaria de Agronegcios, foram 146 vistorias de orientao/fiscalizao, alm de cinco vistorias para atendimento a denncias no trimestre. Ainda segundo o relatrio trimestral, em fevereiro foi realizado um auto de apreenso para um entreposto de queijos. Foram apreendidos e inutilizados 16.771 quilos de queijos em pssimas condies higinico-sanitrias.